A Feira Construsul edificou uma trajetória de sucesso, sendo hoje o segundo maior evento da construção civil e arquitetura no Brasil e o maior do segmento na Região Sul. Em sua 23ª edição, que ocorre de 2 a 5 de agosto, em Porto Alegre, na Fiergs, a mostra chega embalada pelo momento positivo do setor.
Durante quatro dias, a feira apresenta lançamentos, inovação, tecnologia e conteúdo especializado a um público exigente – formado por compradores do varejo de material de construção, construtoras, engenheiros, arquitetos, entidades setoriais e órgãos do governo. Além de destacar novidades e tendências, a feira funciona como hub de negócios em razão do elevado número de participantes e conta ainda com atividades paralelas.
A expectativa é de que mais de 30 mil visitantes compareçam ao encontro que marca a retomada dos grandes eventos de negócios no setor da construção. Já a projeção sobre movimentação financeira é estimada em cerca de R$ 3 bilhões. Para Ricardo Richter, diretor da Sul Eventos Feiras Profissionais, promotora da Construsul, o mercado da construção civil é fundamental para a sociedade.
– Sem dúvidas, a retomada da Feira Construsul e dos eventos cria um movimento positivo na aceleração dos negócios e das relações no setor. Após um hiato de dois anos, vamos proporcionar um período especial em que empresas e pessoas se reconectem por meio da feira, mostrando seus trabalhos, descobrindo inovações e aprofundando laços – destaca Richter.
Com o mercado aquecido, o período para a realização do evento é oportuno. Conforme levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgado em abril deste ano, o nível de atividade do setor na região sul foi o maior desde 2010. Além disso, a região também recebeu reconhecimento em nível nacional, pois é responsável por cerca de 16% do número total de trabalhadores da área com carteira assinada no Brasil.
Como será a feira?
Com os pilares de inovação, tecnologia e geração de negócios, além de acabamentos e infraestrutura, a 23ª edição deve receber mais de 300 expositores da área da construção civil. São empresas de segmentos como: argamassas, aditivos, selantes, impermeabilizantes, iluminação e elétrica, fechaduras, ferragens, cadeados, churrasqueiras e lareiras, revestimentos, tintas, vernizes e acessórios, portas, janelas e complementos, produtos para cozinhas e banheiros, sistemas construtivos, ferramentas (manuais e elétricas), máquinas e equipamentos.
– Consagrada vitrine de novidades, inovações e geradora de conteúdo e atualização profissional, a Construsul reúne importantes marcas que programam o lançamento de produtos e serviços para o encontro presencial com público qualificado e comprador – avalia Richter.
Conforme o diretor, a tradicional feira também colabora para sedimentar uma ampla rede de contatos e troca de informações. São construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes e outros.
A chancela institucional fica por conta do apoio de entidades representativas do setor, nacionais e regionais, que realizaram eventos paralelos promovendo atualização profissional e difusão de conteúdo especializado por meio de seminários, congressos e palestras técnicas. Na última edição da Construsul, realizada em 2019 e que reuniu 32 mil pessoas, foram cerca de 90 horas de intercâmbio de conhecimento em atividades extras.
– Fica muito vantajoso para o profissional visitar a feira, conhecer os lançamentos, fazer negócios e se dedicar a absorver novos conhecimentos nas palestras e seminários – aponta Richter.
Como participar?
A Construsul é destinada aos profissionais da construção civil, como arquitetos, engenheiros, construtoras, lojistas de material de construção, técnicos e trabalhadores da construção, estudantes, entre outros. Quem for do setor, pode entrar gratuitamente mediante credenciamento no site do evento.
23ª Contrusul - Feira Internacional da Construção
Quando: de 2 a 5 de agosto
Onde: Fiergs (Assis Brasil, 8787 - Sarandi), em Porto Alegre
Horário: de terça a sexta-feira, das 13h às 21h
Ingresso: Entrada gratuita para profissionais do setor mediante credenciamento – Proibida entrada de menores de 14 anos
Estacionamento: R$ 20 (durante o período do evento)