Com tecnologia estabelecida, os carros híbridos tiveram um crescimento significativo de vendas em 2020. Conforme a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), as unidades vendidas de automóveis eletrificados cresceram 66,5% sobre 2019 e 397% sobre 2018. Essa também é uma aposta da Toyota, empresa que apresentou ao Brasil o modelo pioneiro Prius, em 2013. Em 2019, o RAV4 e o Corolla híbrido tiveram uma demanda exponencial e a marca foi líder no segmento de veículos eletrificados no Brasil, responsável por 65% das vendas.
A fabricante acompanha esse cenário promissor dos carros eletrificados e aumenta, cada vez mais, seu portfólio de híbridos no país. Lançado no final de março, o Corolla Cross é o novo SUV da marca. Disponível nas versões a combustão e híbridas, conta com um design que destaca sua robustez. A segurança é outro diferencial, já que o carro possui sete airbags, barra de proteção no interior das quatro portas, assistente de subida e sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
Já o Corolla Hybrid é uma opção para quem busca um sistema que ofereça eficiência, economia e baixo custo de manutenção. O veículo possui um sistema de segurança com assistente pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; controle de estabilidade e sete airbags. Os acabamentos interno e externo são destaque, assim como o design e a dirigibilidade. O sistema multimídia Toyota Play+ com Android Auto e Apple CarPlay está disponível em todas as versões.
● Maior valor de revenda e estabilidade que não deixa na mão: escolha seu híbrido na CarHouse Toyota.
Mitos e verdades: técnico da CarHouse explica tudo sobre carros híbridos
Supervisor de oficina na CarHouse, o técnico automotivo Jônatas Hepp acompanhou a chegada da tecnologia híbrida no país e participa de treinamentos desde 1998, quando começou a trabalhar no local. Entre os destaques da sua trajetória, o profissional chegou a vencer o Concurso Nacional de Habilidades Técnicas, promovido pela Toyota, em 2005.
— Após ganhar as etapas do concurso, conquistei a oportunidade de conhecer as fábricas da Toyota no Japão. A visita foi uma oportunidade para entender melhor todas as exigências e a filosofia envolvidas na marca — conta Hepp.
Atualmente, o especialista trabalha com boa parte das manutenções periódicas em carros híbridos. Por isso, para ele, essa tecnologia não é apenas uma promessa, mas uma realidade. Com experiência e conhecimento no assunto, ele esclarece algumas perguntas comuns que ainda existem sobre os carros híbridos. Confira:
1. O carro com tecnologia híbrida pode dar choque ao entrar em contato com água?
Mito. Os carros híbridos possuem um sistema de proteção segmentado que desarma as partes em caso de sobrecarga. Além disso, toda a parte elétrica é protegida. Não há perigo, por exemplo, na hora da lavagem do carro.
2. A bateria do carro pode ficar viciada?
Mito. A bateria de alta voltagem é feita de materiais que não geram efeito de vício. O sistema híbrido da Toyota também tem garantia de fábrica de oito anos.
3. Se a bateria descarregar o carro não vai ligar?
Mito. Os carros com tecnologia híbrida utilizam os sistemas elétrico e de combustão intercalados de forma inteligente. Quando a bateria está esgotada, o motor de combustão passa a ser utilizado e carrega o sistema elétrico. Também são feitas recargas durante as desacelerações. Dessa forma, o carro está sempre pronto para ser utilizado.
4. Posso viajar longas distâncias com um carro híbrido?
Verdade. Justamente por possuir dois sistemas, os carros híbridos podem viajar longas distâncias. Isso porque, mesmo que o nível da bateria diminua, o motor a combustível entra em ação, mantém o veículo em funcionamento e recarrega a bateria.
5. Carros híbridos emitem menos gases poluentes?
Verdade. Isso acontece porque, durante os trajetos percorridos, uma parte é feita com o sistema elétrico. Além disso, a bateria é recarregada, ainda, por meio da frenagem regenerativa. Tudo isso diminui a queima de combustível e a emissão de gases poluentes.
6. Carros híbridos duram menos?
Mito. O técnico automotivo, com mais de 20 anos de experiência na área automotiva e com veículos híbridos desde que surgiram no Brasil, comenta que o índice de reparos nos carros é pequeno e destaca que a garantia de fábrica de oito anos oferecida pela Toyota mostra a confiabilidade do automóvel.
7. Posso economizar tendo um carro híbrido?
Verdade. O custo-benefício de um carro com esse tipo de tecnologia é significativo. É necessária uma quantidade menor de combustível, já que o motor a combustão é apenas um dos dois sistemas utilizados. Esse motor sofre pouco aquecimento e desgaste, por não trabalhar sozinho. O gasto do freio também é reduzido em carros híbridos.
8. Essa tecnologia ainda está em testes?
Mito. O técnico automotivo comenta que é comum as pessoas acreditarem que os carros híbridos começaram a ser usados recentemente. Entretanto, essa é uma tecnologia estabelecida e embasada pela Toyota, que produz veículos com esta tecnologia há mais de 20 anos.
● Gostou de saber mais sobre carros híbridos? Conheça todos os modelos e solicite uma proposta na CarHouse Toyota.