Vendidos exclusivamente pelo site oficial da Expointer, o primeiro dia de feira ainda tinha quase 2/3 de entradas disponíveis até o meio-dia deste sábado (4). Foram comercializados, pela internet, pouco mais de 6 mil ingressos durante as quatro horas inaugurais do evento. A limitação, por dia, é de 15 mil visitantes - somados aos trabalhadores, esse número chega a 25 mil.
Nas ruas do complexo, o movimento se intensificou após as 11h, mas ainda muito distante dos anos anteriores, período pré-pandêmico. De acordo com Ricardo Salomão, da Impacto Vento Norte, responsável pelo e-commerce, somente dois mil visitantes entraram no Parque de Exposições Assis Brasil no período da manhã.
O pavilhão das máquinas reúne agropecuaristas, enquanto que as crianças preferem o cercado dos animais - dois cordeirinhos nasceram neste primeiro dia da feira, em um intervalo de três horas. Já na área da agricultura familiar, se vê o público mais democrático.
— Mais que vender, aqui a gente tem a oportunidade de ser conhecido, o que gera venda futura também — afirma a produtora rural Eumira Carraro, da agroindústria que leva o seu sobrenome.
Ivandro Remus produz cana de açúcar em Santa Tereza, antigo distrito de Bento Gonçalves, na Serra. À Expointer, levaram as cachaças Velho Alambique.
— Não conhece minha cidade? É uma metrópole de 1,5 mil habitantes — se diverte.
Não é permitida a degustação de bebidas ou qualquer outra comida fora da praça de alimentação. O chimarrão, nesta edição, igualmente não pode ser consumido em meio às demais pessoas.
Quem caminha pelos espaços sem máscara, ou com nariz e boca a mostra, é logo abordado por fiscais para que a vista de forma correta. Totens com álcool em gel e sabonete para lavar as mãos foram instalados.
Os portões de acesso ficarão abertos das 8h às 19h30min. Os ingressos são comprados exclusivamente pelo site da Expointer, e são nominais, com data marcada, para facilitar o controle.
Acesso individual custa R$ 16. Idosos e estudantes pagam R$ 6.
Não é exigido que os visitantes sejam vacinados ou testados para covid-19. Já os trabalhadores precisam apresentar comprovante negativo para o coronavírus.
A Expointer vai até o dia 12 de setembro.