Em iniciativa pioneira no país, uma indústria de máquinas e equipamentos agrícolas reuniu nesta semana, em Pompeia (SP), influenciadores digitais do agronegócio. No evento, chamado de Jacto Talks, 18 agroinfluencers dividiram suas experiências no compartilhamento de informações sobre produção agropecuária e tecnologias no campo.
Um dos participantes é o produtor de tabaco Giovane Weber, 42 anos, de Santa Cruz do Sul. Com vídeos que abordam dificuldades e conquistas do fumicultor, gravados de forma espontânea no dia a dia, Weber conquistou mais de 260 mil seguidores no Facebook.
— Demos voz ao produtor de fumo, que não é bem visto pela sociedade. Mostramos a nossa realidade, que muitos não conhecem — conta o produtor.
Entre os influenciadores digitais, Andrei Weber, de Planalto (PR), destaca-se pela maturidade ao falar da agricultura aos 14 anos. O "mini" agroinfluencer tem mais de 50 mil seguidores no Facebook e 38 mil assinantes no seu canal no YouTube. Tudo começou há dois anos, quando ele gravou um vídeo no meio da lavoura de soja falando das plantas e da saudade de uma menina.
— O vídeo viralizou. A partir dali, eu me descobri — conta o menino, que deseja ser agrônomo e passou a ser convidado para fazer ações em eventos do agronegócio em todo o país.
Além do momento de debates sobre digitalização e tendências com executivos da empresa, os influenciadores foram levados para conhecer a produção e fazer test drive dos equipamentos.
— Queremos nos aproximar dos influenciadores justamente para entender essa transformação, que representa muitas oportunidades de divulgar o setor agrícola ao grande público — afirmou Fabiano Neves, responsável pelas mídias digitais da Jacto.
*A repórter viajou a convite da Jacto.
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.