Colaborou Leticia Szczesny
A primavera traz novas cores e vitaminas ao cardápio dos gaúchos. Além de florir ruas, a estação marca o início da safra de determinadas frutas, que se beneficiam de dias e noites com temperaturas amenas. No Estado, os destaques do ciclo são abacate, abacaxi de Terra de Areia, no Litoral Norte, morango, melancia e pêssego.
Neste ano, por mais que o tempo não tenha contribuído para a produção de algumas variedades, métodos de cultivo auxiliam nos bons resultados que devem ser provados pelos consumidores.
— Vamos ter frutas boas nesta primavera. O morango, por exemplo, está indo bem por conta do sistema de produção, principalmente semi-hidropônico. Estamos um pouco apreensivos com o cultivo de pêssego, em razão dos momentos de frio e de calor na safra — detalha Luis Bohn, assistente técnico regional da Emater Porto Alegre.
Vitaminas e minerais na medida certa
Com a qualidade garantida, cabe aos gaúchos aproveitarem os diferentes benefícios à saúde de acordo com seu sabor predileto.
— Os compostos estão mais presentes nas épocas certas. A natureza calcula isso. A hora de colher é o momento com mais vitaminas, minerais e compostos bioativos — explica a professora de nutrição Sônia Alscher, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O ideal é consumir três cores diferentes de fruta por dia, que são antoxidantes funcionais que conferem proteção ao organismo, reforça Sônia. Incluir na dieta, alimentos como laranja, morango e banana, por exemplo.
Na hora de escolher, Sônia recomenda frutas sem lesão, de preferência inteiras — para preservar o valor de vitamina C —, brilhantes e que não estejam murchas.
Frutas e seus benefícios
Abacate
Local de produção: entre o Vale do Taquari e a Serra
Propriedades: Contém ácido graxo monoinsaturado oleico, que confere saciedade. Tem ainda vitamina E, magnésio e compostos bioativos protetores da saúde ocular.
Abacaxi
Local de produção: Litoral Norte, especialmente em Terra de Areia
Propriedades: Rica em vitamina C e água, tem a enzima bromelina, que auxilia na digestão. Contém betacaroteno, protegendo a pele e o sistema imunológico.
Laranja e bergamota
Local de produção: entre o Vale do Caí e o Vale dos Sinos
Propriedades: Com vitamina C, potássio e fibras, auxilia no sistema imunológico e na manutenção do colágeno. A laranja tem pectina, fibra solúvel que ajuda a formar tipo de gel viscoso, que retarda a absorção de colesterol alimentar.
Banana
Local de produção: Litoral Norte
Propriedades: Rica em potássio, magnésio e fibras. Contém ainda triptofano e melatonina, que ajudam a relaxar e a combater a insônia. O amido da banana verde fermenta, o que gera saciedade.
Morango
Local de produção: diversos locais, especialmente no Vale do Caí
Propriedades: Fonte de vitamina C, flavonoides antioxidantes, fibras e licopeno, fortalece o sistema imunológico. Dê preferência a orgânicos.
Pêssego
Local de produção: entre a Serra e a região de Pelotas
Propriedades: Tem elevado teor de água e potássio. Sua casca é rica em fibras e nutrientes, por isso é interessante ingerir a fruta com a casca, após lavagem prévia.
Melancia
Local de produção: entre os municípios de Triunfo e Bagé
Propriedades: Tem licopeno, grande quantidade de água e de potássio. É altamente hidratante.
Fontes: Emater e nutricionista Sônia Alscher