Pergunta: Maria Virgínia Prestes Tassinari, de Osório
Responde: Luis Eduardo Correa Antunes, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, e manual de cultivo do morango fora do solo
Em sistemas de produção de morangos fora do solo, não se emprega terra. É utilizado um substrato composto por casca de arroz carbonizada (entre 60% e 70% da mistura) mesclado com composto orgânico curtido (de 40% a 30% da mistura).
Esse substrato, após misturado homogeneamente, pode ser inserido em bolsas plásticas, conhecidas como slabs, ou aplicado em calhas (madeira ou plástico).
O substrato serve de suporte para a ancoragem das plantas, podendo ainda regular a disponibilidade de água e nutrientes para as raízes das plantas, devendo apresentar características químicas, físicas e biológicas adequadas. Deve estar isento de pragas, doenças, elementos tóxicos, uniformidade e disponibilidade constante.
Frequentemente, os materiais utilizados como substrato têm elevada salinidade e pH acima da faixa ideal. Para reduzir a salinidade, recomenda-se a lavagem do mesmo antes do plantio das mudas.
No caso do pH elevado, deve ser controlado com manejo e adequação da solução nutritiva, utilizando fontes de nutrientes que a tornem ácida.