Responde: Embrapa Trigo
Os objetivos de um programa de melhoramento podem variar conforme a região para a qual a cultivar está sendo gerada. Geralmente, as características buscadas são: incremento no rendimento de grãos, cultivares com perfil de qualidade de uso final estável, resistência/tolerância aos principais estresses bióticos e abióticos e identificação de genótipos com bom ideotipo de planta – neste caso, estatura baixa, precocidade, folhas curtas e eretas, colmo resistente ao acamamento e boa capacidade de perfilhamento.
É possível obter genótipos de trigo com maior tolerância ou menor suscetibilidade à giberela. Entretanto, para isso, é necessário identificar fontes de resistência em germoplasma do cereal e transferi-las para as cultivares atuais, via melhoramento genético do cereal.
O potencial de rendimento de grãos das cultivares de trigo brasileiras varia conforme a região e o regime de cultivo. No Sul, o atual potencial das cultivares chega a sete toneladas por hectare em parcelas experimentais. Em lavouras comerciais, esse potencial dificilmente é alcançado.
Mande sua dúvida para campo@zerohora.com.br ou (51) 99667-4125