Responde: Marcio Albuquerque, diretor da Falker e membro da Comissão de Agricultura de Precisão do Ministério da Agricultura
A agricultura de precisão é uma solução que torna mais eficiente o manejo no campo. As técnicas estão baseadas no conhecimento das variações das áreas para tirar o melhor resultado de cada pedaço. Cada lavoura é única e os resultados podem depender da situação anterior da área.
O trabalho começa com o mapeamento da fertilidade. Depois, é possível agregar informações de colheita, compactação, imagens aéreas e de satélite ou por sensores, que identificam parâmetros diretos da lavoura. Os resultados aparecem com os ajustes graduais do manejo e a gestão passa a ser feita com dados. A agricultura de precisão pode contribuir para o aumento de produtividade ao identificar gargalos e possibilitar redução de custos.
Mas não se consegue corrigir uma lavoura mal semeada ou plantada fora de época. Vale lembrar que no plantio direto tem que haver rotação de culturas e cobertura do solo.
Algumas dicas:
– Agricultura de precisão traz resultados, mas não faz milagre.
– Lembre-se do básico bem feito.
– Resultados vêm com o tempo.
– O conhecimento é a base.
– Busque maior produtividade.