Que os millenials são os principais usuários dos aplicativos de relacionamento já se sabia. Agora a Market Analysis, uma empresa que realiza estudos de mercado, decidiu ouvir 513 internautas adultos e residentes nas cinco regiões do país para entender como o brasileiro vem se relacionando com essas ferramentas. Entre as descobertas, está a média de matches por aqui: são 25, sendo que as mulheres obtém 30% mais combinações do que os homens.
Dos 25 matches, 21 viram conversa e é aqui que se aplica o filtro: apenas seis resultam em encontros pessoais. Desses seis, entre uma e duas combinações acabam virando algo mais, como um relacionamento de curto ou longo prazo.
A pesquisa mostrou que a média de 25 combinações esconde um desequilíbrio entre os inscritos na plataforma. Por exemplo, 21% dos usuários homens não conseguem sequer um único match - no caso das mulheres esse número chega a 18%. No outro extremo, 29% dos homens e 38% das mulheres obtém 30 ou mais matches. E quanto mais jovem, mais like: entre os usuários de 18 a 24 anos, apenas 8% não tiveram nenhum crush. Depois dos 55 anos, essa proporção chega a 48%.
Assim como a questão da faixa etária, as classes sociais também são indicativo de número de match. De acordo com os dados, enquanto apenas 9% dos da classe A sofrem rejeição , 38% dos mais pobres, das classes D e E, ficam sem combinações.
De acordo com a pesquisa, metade das pessoas que usam aplicativos estão satisfeitas: um em cada dois usuários tem uma ideia positiva do que acontece a partir dos matches. Já entre os não usuários, apenas 1 em cada 4 palpita que há mais encontros positivos que negativos depois de uma um Tinder, por exemplo.
Já sobre as motivações, o estudo decidiu ir além da resposta padrão que resumia a busca por sexo aos perfis em sites de relacionamento. Para isso, foram testadas 27 afirmações sobre influências e expectativas que levam os usuários até as plataformas.
As afirmações com maior concordância foram conhecer novas pessoas/ amigos (56%) e relaxar/se distrair (54%). Em segundo lugar, aparece fazer algo novo/diferente e aproveitar o tempo livre/matar tédio (ambos com 45% de concordância).