Clitoromegalia ou hipertrofia do clitóris. A condição que aumenta o tamanho do órgão afeta muitas mulheres e pode provocar, além de desconforto, impactos na autoestima. Ocorre quando, em repouso e sem qualquer tipo de estímulo sexual, o clitóris apresenta um tamanho maior do que o normal, podendo ter a aparência semelhante a de um pênis pequeno.
Conforme explica a ginecologista Jaqueline Behrend Silva, esse aumento do clitóris pode provocar desconfortos principalmente nas relações sexuais, quando normalmente o órgão já apresenta maior volume por conta da excitação.
— A condição pode, em alguns casos, provocar desconforto e dor, levando à inibição e dispareunia de introdução. Ou seja, o prejuízo não é só estético — frisa a médica.
Causas
Mas, afinal, quais são as causas? Jaqueline lista:
- Adenoma (condições benignas que se desenvolvem nas glândulas)
- Hiperplasia adrenal congênita (doença genética caracterizada por distúrbios no funcionamento das glândulas adrenais)
- Doenças congênitas
- Tumores produtores de andrógenos (hormônio masculino, testosterona)
- Uso de drogas anabolizantes
Anabolizantes
Além do aumento do clitóris, a utilização de anabolizantes esteroides por mulheres que buscam ganhar massa muscular e ter mais energia também pode provocar aumento da acne e dos pelos, calvície e mudança na voz.
— Quando se utiliza essas medicações, o médico deve orientar e acompanhar a paciente para, em conjunto, decidir o que é ou não importante para ela — indica a ginecologista.
Irreversível
O aumento do clitóris é irreversível, mesmo após a suspensão do uso do anabolizante, afirma a médica. A única forma de tratamento (ou seja, redução) é com correção cirúrgica.
Influência no prazer
O aumento do clitóris não influencia em nada no prazer feminino.
— O que pode ocorrer, eventualmente, é que o aumento dos níveis androgênios levem essa mulher a ter um comportamento mais agressivo de modo geral — alerta Jaqueline.
O tamanho normal
O tamanho médio do clitóris é em torno de nove a 11 centímetros, sendo que a parte "exteriorizada" (ou seja, para fora) tem, em média, um centímetro.
— O clitóris faz parte da vulva e apresenta muitas variações. Não existe um tamanho definido, um modelo. Não devemos estimular as mulheres a medir seu clitóris e, sim, caso exista um incômodo visual ou sexual, procurar um ginecologista para conversar e receber orientação sobre o assunto — defende a médica.