A Miss Brasil 2020, Julia Gama, afirmou nesta quinta-feira (4) em uma publicação no seu Instagram que foi desconvidada para a final do concurso Miss Brasil 2021 (veja o post abaixo). De acordo com o relato, a decisão foi da organização do evento, que, após convidá-la formalmente, enviou um e-mail há poucos dias, dispensando a presença da modelo. A tradição dos concursos é que a atual Miss entregue a coroa para a sua sucessora após desfilar e discursar na grande final do evento.
"Como eles não me deram explicações do porquê de tal decisão, me resta respeitar a decisão deles mesmo sem entendê-la", escreveu a Vice-Miss Universo 2020.
Em um longo texto, a Miss Brasil afirmou que não pode se dizer indiferente pela situação e admitiu ter tido conflitos com a organização:
"Mesmo que compartilhássemos de opiniões distintas, até mesmo, valores conflitantes, eu acredito que juntos, eu e a Organização do Miss Universo Brasil realizamos um trabalho incrível juntos, que nos rendeu inclusive o título de Vice Miss Universo. E é olhar para tudo vivido até aqui, que me deixa triste não poder encerrar este ciclo como manda o protocolo e a tradição do Miss Brasil, com um desfile digno, um discurso de despedida e coroando minha sucessora", escreveu Julia, que agradeceu também o apoio de todos os perfis.
Apesar da situação, a modelo reforçou a torcida pela nova Miss Brasil e pediu o apoio do público.
"Com a minha consciência tranquila, de ter feito o meu melhor, de ter sido fiel aos meus valores e de sim, ter por vezes errado, mas aprendido com meus erros, eu abro mão do meu ego (que gostaria de viver este momento especial de despedida), e digo que desejo o melhor ao evento e o sucesso da nossa nova Miss Universo Brasil. Porque antes de querer brilhar como pessoa, eu quero que o Brasil brilhe: então convido todos vocês a torcerem por ela como torceram por mim", finalizou.
Nos comentários, representantes do concurso de outros anos demonstraram apoio a Julia.
"Minha linda, fica tranquila pois o reinado mais lindo você fez, e na verdade ele nunca se encerra! Você nos encheu de orgulho e marcou pra sempre nossos corações! E o melhor é que tudo está apenas começando, pode ter certeza! Você é luz e merece o mundo", escreveu Natália Guimarães, vencedora do Miss Brasil 2017 e, assim como Julia, vice do Miss Universo.
Procurada pela Revista Quem , a diretora do concurso Miss Brasil 2021, Marthina Brandt, afirmou que a ausência de Julia Gama se deve ao descumprimento de regras previstas em contrato.
— Ela descumpriu uma série de regras ao longo do ano, regras que ela tinha conhecimento por contrato, que ela aceitou quando aceitou ser miss. Nosso contrato é uma extensão do contrato do Miss Universo e ela sabia das regras do concurso — disse a organizadora do evento, que foi eleita Miss Brasil em 2015. Marthina, porém, não especificou que regras teriam sido descumpridas por Julia.