Uma data especial como o Dia das Mães merece atenção na hora de escolher o presente. Mas a missão não costuma ser simples, sobretudo quando as compras precisam ser feitas pela internet.
Quer surpreender, mesmo à distância? Veja as dicas da personal stylist e consultora de estilo Ana Carrard e da consultora de moda Manuela Pereira para acertar no mimo.
Invista no estilo dela
Sua mãe está sempre atenta às novidades da tecnologia? Adora praticar exercícios físicos? Ou é mais caseira, e não dispensa uma maratona de séries na TV? Para definir o presente ideal, Manuela ressalta que é importante prestar a atenção no estilo de vida da sua mãe: fique atenta para as possíveis necessidades e desejos dela.
Os insights para escolher um mimo podem vir a qualquer momento, acrescenta Ana:
— As conversas (ao longo do tempo) podem gerar um presente legal numa data específica. Preste atenção no dia a dia, em apontamentos que ela faz sobre coisas de que gosta sem nenhuma intenção de receber um presente relacionado a isso — comenta a personal stylist. — Além de ser um presente material, vem carregado de carinho e atenção.
Aposte no afeto
O segredo para escolher um bom presente é apostar em lembranças com significados. Pense em algo que a faça recordar um momento importante, como uma viagem ou uma conquista. Ou opte por um mimo que represente gostos ou atividades que vocês têm em comum, sugere Ana. Frases e mensagens afetivas costumam agradar, e ainda podem ser personalizadas. Quadros, fotos e porta-retratos com imagens que remetam à família também são uma boa pedida para o período.
Praticidade e beleza
Com a pandemia e o tempo em casa, as necessidades também mudaram. Em vez de um sapato de salto, que tal escolher algo que seja mais útil e que faça sentido agora no dia a dia da presenteada? Vale investir, por exemplo, em um conjunto mais quentinho para os dias de home office, como os modelos twin-set.
— Assim, ela fica arrumada mesmo em casa — lembra a consultora Manuela.
Para além da memória
Mimos que têm como objetivo registrar um momento especial sempre têm apelo para a data. Manuela, por exemplo, já presenteou a mãe com um dia de beleza: ela fez cabelo e maquiagem com um profissional, e depois a dupla gravou um vídeo junto.
Outra ideia é investir em uma sessão de fotos seguindo os protocolos, que pode incluir mãe e filha, avó e netos. Um encontro de gerações eternizado – e, certamente, momentos para guardar na memória e em porta-retratos.
Faça você mesma
Calma, você não precisa ter habilidades manuais para entrar na onda. Se vocês estão passando o período de distanciamento social na mesma casa, que tal cozinhar o prato preferido dela e aproveitarem juntas em um jantar especial? Para quem não está se vendo no isolamento, o momento pode ser via videochamada. Encomende ou prepare um kit com os ingredientes necessários para fazer a refeição e mande para a casa da presenteada. Depois, marquem um horário para cozinhar juntas. Vale, também, preparar em casa o prato preferido dela – o jantar vira pretexto para uma chamada em vídeo com um sabor diferente.
Para relaxar
Quando os protocolos sanitários permitirem, uma alternativa é investir em experiências, indicam as consultoras. Um jantar especial, uma viagem com ela – e que pode ser para um local próximo. Se sua mãe gosta de moda, que tal uma consultoria de estilo ou uma análise de colorimetria? No nosso Grupo de Mães Donna no Facebook, as leitoras contam que adorariam ganhar um vale-massagem, ou um dia no spa. O importante é dar a oportunidade para a mãe curtir um momento especial.
O que as mães querem (ou não)
Perguntamos às leitoras do nosso Grupo de Mães quais mimos elas adorariam receber na data. Nada de roupas ou acessórios: o que elas mais desejam é ter momentos para relaxar. Ane Meira Mancio, mãe da Betina, de cinco anos, e da Cora, de três semanas, brinca que só deseja “sete horinhas ininterruptas de sono”. Já Yajna Moreira, mãe da Lis, de dois anos, e do Miguel, de quatro, diz que sonha em viajar para o Caribe sem os pequenos.
E o que elas jamais gostariam de receber? A resposta é quase unânime: itens para a cozinha como panelas, talheres e eletrodomésticos não são bem-vindos. Greice Nichele, mãe do Gianluca, de quatro anos, diz: “É dia das mães, não dia da casa”.