As vendas de Dia das Mães devem movimentar R$ 276 milhões neste ano. A previsão apareceu na pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). Se isso se confirmar, será um crescimento de 16% na comparação com 2019, antes da pandemia, quando o faturamento do comércio ficou em R$ 238 milhões. Em 2020, com a incerteza do início da crise, o levantamento não foi realizado.
Chamou a atenção, também, que os perfumes passaram as roupas na intenção de presentes pela primeira vez. Veja os mais citados:
Perfumes, produtos de higiene e cosméticos 23,7%
Roupa 22%
Calçado 9,4%
O gasto total por consumidor somando todos os presentes deve girar em R$ 307. Já o tíquete médio do presente é estimado em R$ 230.
Outras perguntas:
O que ajuda a escolher? Mais citadas:
Pergunta o que quer ganhar 47,7%
Pesquisa pela internet 27,4%
Vitrines 26%
- Vejam que 57,5% escolhem o presente impactados pelo online - destaca Thais Del Pino, coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre.
O que ajuda a escolher a loja e a marca? Mais citadas:
Preço 55,7%
Promoções 48,9%
Decoração das vitrines 20,3%
Local de compra:
Shopping 45,1%
Loja de rua 34%
Internet 32%
O presente online será comprado onde?
Site da loja 77,7%
App da loja 36,6%
Facebook 14,3%
WhasApp 9,8%
Instagram 5,4%
Se as lojas voltarem a fechar, 58% comprarão todos os presentes, mesmo que pela internet. Mas 23,1% diszem que não comprarão se o comércio não funcionar. E 87,1% darão preferência para comprar no comércio online.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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