Vocês já ouviram falar em charreata? Não? Então, se você tem alguém na família que está grávida e não conseguiu fazer o chá de fraldas por causa da pandemia, saiba que agora temos uma alternativa bem bacana para animar os futuros pais.
A charreata nada mais é do que uma carreata para celebrar a chegada do baby. Contudo, como qualquer evento, claro que deve ser programada e organizada. E, por isso, hoje trago um passo a passo de como deixar a experiência bacana e segura para todos os envolvidos.
Passo 1: escolha a data e o horário
Apesar da maioria das pessoas estarem em casa, vocês devem considerar que todo mundo segue tendo suas rotinas e se adaptando ao novo momento. Então, o final de semana ainda é a melhor opção. Além disso, é importante pensar em um horário que não atrapalhe as vias públicas e respeite o horário de silêncio.
Passo 2: defina um ponto de encontro.
Pense em um local que facilite aos participantes a se recolherem e que também possibilite a personalização dos carros. Também é interessante que esse local seja próximo da casa dos futuros pais, pois assim diminui a chance da carreata se distanciar ou até de que alguns integrantes se percam.
Passo 3: faça um convite
Crie uma arte com todas as informações básicas (data, ponto de encontro, horário de chegada e horário de saída da charreata) e que você possa encaminhar via WhatsApp. E junto desta arte, encaminhe um texto ou áudio com algumas regrinhas básicas. São elas:
- Todos devem estar de máscara;
- Ninguém deve sair do seu carro;
- Levar o presente já higienizado;
Dica extra: estipule quais são os presentes mais interessantes para o baby. O ideal é pedir coisas que fiquem fechadas e que possam ser higienizadas facilmente. Além disso, que sejam de fácil acesso para todos. Lembrando: o ideal é não estimular as pessoas a saírem de suas casas sem necessidade. Assim, fraldas são uma ótima opção, pois em uma das idas ao supermercado o participante já pode garantir o presente.
Passo 4: personalize os carros.
Para a charreata impactar ainda mais os novos pais, é bacana colar cartazes nos carros e amarrar alguns balões. Você pode fornecer para todos os participantes ou pedir para que cada um faça a sua decoração. Caso opte por fornecer os materiais, estipule uma data de confirmação para você não gastar providenciando material a mais do que o necessário.
No dia do evento, respeite as regras que você colocou e organize quais os primeiros carros que irão sair e conduzir a charreata. É interessante deixar os familiares serem os primeiros e depois os amigos. Não esqueça de ligar quando a carreata estiver saindo para que os futuros pais estejam na frente de casa. O carro que ficou com os presentes se encarrega de parar e entregar. E podem considerar passar mais de uma vez na frente da casa, pois todo mundo está precisando de uma carga de energia e amor extras nesse momento.
Você pode pensar em incrementar essa experiência, mas sempre priorize o que é seguro para todos neste momento. O importante é não deixar essa data passar em branco.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.