Em tempos de coronavírus e com a medida de isolamento social para evitar o contágio, transferir uma festa de casamento se torna necessário, apesar de muito dolorido para todos os envolvidos. São meses, e em alguns casos, anos, planejando o evento. Se você é noiva e está passando por esse momento, respira fundo e priorize a saúde de todos, seguindo as orientações recomendadas. Tudo vai passar. Logo mais, estaremos todos voltando à normalidade.
Dito isso, lá vai a primeira dica para o momento: não demore para tomar essa decisão. Apesar de difícil, é importante optar pela transferência com o máximo de antecedência possível. Do contrário, os noivos poderão ter que arcar com alguns custos. Por exemplo\: alguns insumos da gastronomia não poderão ser reutilizados. Com isso, os fornecedores terão que abater do valor pago e mais pra frente os noivos terão que assumir mais uns extras.
Porém, se o adiamento for informado com antecedência, todos os envolvidos estão abertos para deixar o serviço como crédito, para ser executado mais para frente. A única ajuda que os fornecedores estão pedindo é que os pagamentos sejam efetuados de acordo com que já havia sido combinado antes da pandemia.
Existem outras coisas que não podem ser ignoradas. Para você não se atrapalhar, seguem algumas dicas do que fazer agora que você decidiu adiar seu casamento:
E agora?
Contate seu assessor (a) de eventos
A primeira pessoa que deve ser acionada é quem está cuidando de todos os detalhes da sua festa. Ele (a) informará os fornecedores e começará o replanejamento. Se você está organizando sozinha (o), ligue para todos os fornecedores ou faça um textinho para encaminhar a eles. Nesse primeiro momento, o importante é informar a transferência. Só depois você retoma os detalhes da organização.
Informe os convidados
Comece pelos parentes e amigos que são de outras cidades para que eles possam fazer a parte deles e informar os hotéis e companhias aéreas. Alguns locais estão disponibilizando cartas de crédito para que o hóspede reutilize em qualquer momento do ano.
Por ser um momento delicado, o ideal é que os noivos falem com cada convidado. Mas caso vocês não tenham psicológico para lidar com isso agora, o que é totalmente compreensível, o assessor de eventos também pode auxiliar.
Pense na nova data
A maioria dos eventos está sendo remarcada para o segundo semestre deste ano. Por isso, é importante que vocês pensem sobre isso e, se for o caso, reagendem a nova data o quanto antes. Com isso, vocês podem evitar perder algum fornecedor ou local que vocês gostariam muito ou ter que realizar a festa em 2021.
Caso vocês não consigam adiar com antecedência e já tenham quase tudo organizado, avaliem o que pode ser doado para instituições como flores, doces, etc. Sigam todas as orientações do Ministério da Saúde para fazer a entrega desses itens com segurança.
Não esqueça o cartório
Em conversa com o cartório da 4ª zona de Porto Alegre, eles orientaram que os noivos também reagendem o quanto antes os casamentos civis. Se não for possível, pedem que estejam presentes apenas os noivos e padrinhos que farão a assinatura como testemunhas. Se a cerimônia for fora do estabelecimento, a orientação é que se faça a transferência para outra data. Tudo sem taxas extras.
É uma situação delicada para todo mundo, mas precisamos pensar no coletivo. E saibam que o setor de eventos está trabalhando para ajudar todos os clientes nesse momento.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.