Alguns casais já sabem como será a lua de mel antes mesmo de começar a planejar o casamento; outros "viajam" o planeta inteiro até, enfim, decidirem que rumo tomar. Realmente, não é uma tarefa fácil escolher para onde ir após o "sim", mas, pelo menos, é possível se divertir no processo.
No início deste ano, a World Travel Awards divulgou o melhor destino para passar a lua de mel: Santa Lúcia, uma ilha das Pequenas Antilhas, no Caribe, ideal para casais que buscam um lugar romântico e ótimo para relaxar.
Obviamente, nem todos querem um local necessariamente romântico ou relaxante. Cada casal tem seu estilo.
O primeiro passo para planejar a lua de mel perfeita é entender qual é o estilo/tipo de viagem que o casal deseja. Aí vão algumas perguntinhas para ajudar vocês na escolha:
- Gostam de lugares históricos?
- Preferem cidades mais agitadas?
- Buscam lugares mais calmos?
- Querem roteiros fechados ou preferem ficar livres para escolher o que fazer na hora?
- Gostam de bater perna por aí?
- Preferem ficar atirados na beira da praia?
- Querem algo romântico?
- Buscam experiências gastronômicas? Aventuras?
- Querem passeios turísticos?
- Desejam conhecer mais de uma cidade?
- Querem praia ou campo?
Cami Balestro, idealizadora da Love Travel, que presta consultoria de viagens, alerta para outros pontos que também devem ser observados pelo casal:
Quantos dias vai durar a viagem?
Alguns casais marcam a data do casamento baseando-se na conciliação de agendas para poderem viajar logo depois. Mas acontece de os noivos não conseguirem fazer isso, e tudo bem. O importante é programar com antecedência as folgas de cada um.
Qual é o orçamento?
Jamais esqueça que tudo deve ser planejado. O casamento em si já gera diversos gastos, então é muito importante definir o quanto se pode investir na viagem de lua de mel. Ter essa informação ajuda e MUITO no processo de decidir qual será o destino ideal, que mais se encaixa no orçamento de vocês.
Questões particulares de cada destino
Outras perguntas fundamentais: é necessário visto? Tem que providenciar alguma vacina? O período escolhido tem previsão de chuva/furacão? São questões que podem inviabilizar a viagem, caso esses detalhes não sejam previamente planejados.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.