Cachorro começou a semana quieto em um canto ou com diarreia?
Atenção: os efeitos dos excessos da Páscoa também podem estar sendo vistos nos animais de estimação, em especial os cães que não costumam negar um petisco doce. Felizmente para os tutores de gatos, felinos não tem bom paladar para açúcares o que afasta o mal "Pós-Páscoa" deles.
Não é de hoje que a gente vem falando sobre a intoxicação que o chocolate pode trazer para os cães, em especial aqueles de tamanho pequeno, quando uma pequena quantidade de chocolate já pode comprometer o intestino por alguns dias.
E a Páscoa chegou
É bom você saber que alguns cães - nos dias seguintes - passam mal do intestino por realmente não estarem habituados aquela mistura de açúcar, cacau e gordura que desce "torto" estômago abaixo. Lembrando também que mais do que uma dor de barriga, seu pet pode ser aqueles que se mostraram sensível para os componentes do chocolate e a diarreia que segue é o primeiro sinal de uma intoxicação.
Então é sério?
Boa parte das vezes não. A intoxicação, que é mais severa, costuma aparecer de forma mais aguda mostrando sinais horas depois da ingestão do produto e varia em sua intensidade e extensão. O que se verifica na maioria dos casos em cães adoecidos após o feriado de Páscoa é uma diarréia de 2 a 3 dias que perde sua intensidade até chegar à normalidade.
Contudo, animal que segue apático depois do feriado precisa ser melhor investigado porque pode estar enfrentando sinais mais silenciosos, porém não menos inquietantes, de intoxicação, e a respiração ofegante seguida de tremores pode ser um sinal disso.
Então esteja atento. A queixa mais comum na semana pós-Páscoa são fezes amolecidas em um cachorro que pode ou não estar mais quietinho em um canto. Isso tem a ver com cólicas intestinais e vai desaparecendo conforme o conteúdo intestinal vai sendo liberado. E quantidade é documento. Cachorro que provou chocolate e não gostou se recupera mais rápido do que aquele que apreciou o gosto do petisco pedindo - e ganhando - bis.
Quem comeu pouco pode ter episódios de pouca diarreia e o motivo passa despercebido pelos tutores pois nem sempre a gente vê outras pessoas, em especial crianças, compartilhando chocolates com os animais de estimação.
Seu pet ter começado a semana pós Páscoa ruim do estômago pode não ser coincidência. Se as chances de ele ter ingerido bombons, doces e chocolates não são pequenas, aí está a razão do mal-estar no mascote que deve voltar à vida normal em poucos dias. Caso isso não ocorra, persistindo os sintomas ou mostrando seu pet incapacidade de prosseguir com sua rotina normal, o mais sensato é procurar assistência veterinária.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.