A Shein alertou usuários sobre um site que usa o nome da loja para induzir usuários a golpe bancário. Pelo menos nove influenciadores já promoveram o link nas redes sociais dizendo que é possível ganhar dinheiro avaliando roupas da marca.
Em nota enviada ao G1, a Shein afirmou que não é responsável pela campanha e disse que se trata de uma fraude. Além disso, a empresa afirmou que tomou as medidas legais cabíveis sobre o uso indevido da marca e recomendou que nenhum consumidor se cadastre no site.
No momento de promover o site, os influenciadores dizem que existe um novo aplicativo que serve para as marcas se recuperarem de uma suposta crise causada por coleções que não tiveram bons resultados.
Porém, o link divulgado leva para outros sites: um deles é o Money Looks, onde os influenciadores demonstram as supostas avaliações das roupas; o outro é o Segredo Dinheiro, que também usan a marca Money Looks, mas é o único acessado por quem clica nos botões incluídos nos vídeos.
Nas publicidades, os influenciadores dizem que há poucas vagas disponíveis para o suposto app, causando uma sensação de urgência aos seguidores.
Pétala Barreiros, Yanka Barreiros, Nadja Pessoa e Jéssica Amaral já publicaram link para o site nas suas redes sociais. Além disso, na internet também há registros em que a ex-BBB Kerline e os influenciadores Davi Mateus, Victória Azevedo, Mariana Menezes e Emily Garcia comentam a suposta crise na loja.
O Instagram disse ao G1 que proíbe "atividades fraudulentas que tenham como objetivo enganar, deturpar, cometer fraude ou explorar terceiros". Além disso, a rede social afirma que está melhorando sua tecnologia para combater atividades suspeitas e recomenda que usuários denunciem os vídeos que acreditem que possam promover fraudes.
Como se proteger?
Segundo especialistas ouvidos pelo g1, é possível seguir algumas dicas para não cair em golpes como esse:
- Desconfie de promessas de dinheiro fácil;
- Verifique se o link realmente é confiável – uma forma de fazer isso é tentar acessar a página diretamente no site da empresa, sem clicar no link divulgado;
- Não informe dados de pagamento em sites de supostas promoções;
- Se o anúncio for de um aplicativo, confirme que ele está em uma loja confiável (Google Play Store ou App Store) e não conceda permissões excessivas;
Como denunciar fraude em post ou perfil no Instagram?
- No perfil ou no post, toque nos ícones de mais opções: ⁝ (Android) ou ... (iPhone);
- Clique em "Denunciar";
- Selecione "Golpe ou fraude".