Olhos voltados para o futuro, com foco em um jeito diferente de comprar. Com essa visão, o Iguatemi Porto Alegre abriu suas portas pela primeira vez, há 40 anos, quando o comércio da capital gaúcha tinha base nas lojas de rua.
Esta forma de enxergar o mercado é combustível até hoje para a inovação no empreendimento. São 340 operações, incluindo dezenas de marcas exclusivas no Rio Grande do Sul, em um espaço que é referência de complexo multiuso, além de polo gastronômico, de serviços e de lazer.
Quando se trata de moda, representa um amplo leque de possibilidades, desde o fast fashion até ultradesejos. Foi lá que estrearam nos pampas grifes como Zara (2003), às quais só se tinha acesso para além das fronteiras do Estado.
— O Iguatemi Porto Alegre, desde a sua inauguração, sempre se antecipou às tendências. Percebemos, hoje, que mais do que ter um mix qualificado, devemos estar atentos a um novo contexto, em que a representatividade e a inclusão estão transformando a sociedade e a moda. O “padrão” é as pessoas se sentirem bem, no estilo em que escolherem — destaca a gerente-geral, Nailê Santos.
Ela acrescenta ser este um dos maiores diferenciais da casa, em um movimento com foco na atualização, iniciado ainda antes de recursos como as redes sociais facilitarem o contato com as novidades do mundo da moda.
Com uma bagagem que acolhe também memórias afetivas de clientes e profissionais do varejo, o shopping celebra suas quatro décadas com uma programação que inclui eventos diversos, além de uma exposição com textos e imagens, para uma verdadeira viagem no tempo (veja mais em iguatemipoa40anos.com.br).
Donna Fashion
Da inauguração, em 14 de abril de 1983, até hoje, foram muitos eventos memoráveis. Entre eles, o Donna Fashion Iguatemi, que movimentou a moda gaúcha por 17 anos.
— O Donna Fashion teve um papel importantíssimo na história do Iguatemi, reforçando sua relevância como referência de tendências. Por meio dele conseguimos transmitir informações ao nosso público, democratizar a moda e trazer personalidades com quem ele se identificava — relembra Nailê Santos.
Centenas de grifes e especialistas do segmento gravaram seu nome no line-up desde a primeira edição, em 2001. O espaço também se consolidou como vitrine de talentos locais, como comenta a gerente de Comunicação Institucional do Grupo RBS, Patrícia Rocha, que esteve à frente de Donna de 2015 a 2022:
— Foi um marco para a moda no Estado, sempre com plateias lotadas e ampla repercussão. Trazendo marcas e nomes importantes do mercado nacional, foi referência e inspiração para profissionais do setor e para apaixonados por moda, além de valorizar iniciativas e marcas daqui — aponta ela, que traz ainda um recorte de sua própria trajetória: — De tantos momentos especiais, me marcou a última edição, em 2017, quando o evento se chamou Donna Week Iguatemi: em cada um dos quatro dias, cabia a uma marca autoral gaúcha abrir os desfiles, destacando a excelência dos nossos criadores.
Já Patrícia Fraga, diretora-executiva de Mercado do Grupo RBS, pontua que a parceria com o Iguatemi representa a realização de objetivos em comum.
— Temos muito orgulho deste evento que, a cada edição, cumpriu seu papel, tornando-se referência no Estado, dando visibilidade a marcas e profissionais e gerando oportunidades e conteúdos relevantes em uma grande celebração da moda — celebra ela.
Confira mais do bate-papo com Nailê Santos, gerente-geral do Iguatemi Porto Alegre:
Quais os pontos altos dessa trajetória?
Exclusividade e pioneirismo sempre foram diferenciais do Iguatemi. Temos mais de 50 lojas exclusivas entre marcas locais, nacionais e internacionais. A chegada da Zara, há 20 anos, a primeira, e hoje a única, do Estado, foi decisiva para fazer do shopping uma grande referência, tanto para os clientes que só consumiam essas marcas fora do Brasil quanto aos que passaram a conhecê-las.
Com a ampliação de 2016, tivemos a chegada de outras, como Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Sephora, Armani Exchange, Hugo Boss, Les Néréides e La Martina. Neste segmento de marcas de luxo internacionais, teremos ainda mais novidades este ano.
De que forma você vê a participação do shopping na evolução da moda gaúcha?
Temos uma curadoria de mix permanente, que busca atender e se antecipar aos desejos dos clientes. Houve um período em que trazíamos as novidades, já que a velocidade da informação era outra.
Com clientes cada vez mais conectados e que sabem o que querem, fazemos pesquisas e buscamos estar sempre à frente dessa demanda. Acreditamos que isso contribui para sermos reconhecidos como um shopping que acompanha de perto as principais tendências do Brasil e do mundo.
E qual foi a contribuição do Donna Fashion para a criação nacional?
O evento foi uma grande oportunidade para novos designers. Acadêmicos de cursos de moda desfilaram suas criações no Donna Fashion e foram reconhecidos por seus trabalhos.
Para o Iguatemi, revelar esses novos nomes e contribuir para a história desses estilistas e da moda no país é maravilhoso. Abrimos espaço e abreviamos o caminho de muitos talentos, mostrando o potencial de criação dos designers locais.
Algum momento marcante que você destacaria ao longo de tantas edições do evento?
Foram muitos momentos marcantes. O Donna Fashion Iguatemi influenciou toda uma geração. Cada loja ou marca planejava seu desfile com mais de seis meses de antecedência e contratava pelo menos uma celebridade para subir na passarela.
Estiveram aqui Ana Hickmann, Luciana Gimenez, Fernanda Lima, Adriane Galisteu, Luciano Szafir, Debora Secco, Reynaldo Gianecchini, entre outros nomes, que contribuíam para fazer do Donna Fashion um espetáculo.