Quem resiste a uma boa liquidação de roupas? Para dar fim ao estoque de inverno (afinal, a primavera já está quase aí!), as lojas têm exibido ofertas tentadoras nas vitrines. Mas, sabemos, as compras por impulso podem acumular itens inúteis no guarda-roupa e, muitas vezes, acabam causando mais prejuízo do que economia no final das contas.
Pensando nisso, reunimos dicas com a mentora de estilo e designer de moda Karol Ferrão para ajudar você a fazer escolhas inteligentes e certeiras na hora de decidir o que vai levar para casa nesta época. Confira os cinco itens indispensáveis listados por ela para investir sem medo.
1. Calças mais grossas
Um bom jeans ou alfaiataria com tecido grosso são as apostas de Karol sobre peças que compensam o investimento.
— Provavelmente até outubro você vai estar usando. Por mais que não precise no verão, vai usar bastante a partir de maio do ano que vem, com certeza — indica.
Uma boa pedida é procurar itens nas cores que você gosta e das quais já tenha outras peças no guarda-roupa. Na dúvida, se jogue nos neutros.
2. Jaquetas e casacos pesados
Este é o momento ideal para comprar jaquetas e casacos mais pesados. Isso porque essas peças, no começo do inverno, estão com o preço bem elevado.
— São peças boas de serem compradas em brechós, que também estão em promoção nessa época. Vale ficar atenta neste modelo de compra — recomenda.
3. Botas e coturnos
Peças super atemporais, as botas e os coturnos despencam os preços nessa época de liquidação, afirma Karol. São itens que devem ser usados em todo inverno, por isso, é um super acerto. Claro, avalie aqueles que fazem mais sentido com o tipo de roupa que você gosta de usar.
4. Tricôs
Aqui é quando a mentora de estilo libera dar uma "arriscada" nas compras. Por exemplo: se está com vontade de ousar em uma cor diferente, invista no tricô. Isso porque são peças que, caso você não goste tanto do resultado, podem ser combinadas a um casaco neutro e não chamam tanta atenção.
— É uma oportunidade de testar coisas novas. Os (tricôs) de golinha alta, o fininho, o máxi... Dá para se jogar tanto nas modelagens quanto nas cores — diz Karol.
5. Acessórios de inverno
Cachecóis, mantas, gorros, toucas, chapéus, luvas... Todos os acessórios de inverno são compras boas de serem feitas na promoção, pois são úteis para a vida toda.
— Às vezes, só mudando a manta você já tem uma nova peça. É bom para aumentar o número de looks do guarda-roupa — opina Karol.
Mais dicas
Fique atenta!
Em primeiro lugar, dê uma boa conferida na peça que pretende levar. Mesmo que a liquidação seja uma ótima oportunidade para comprar, ela também pode ter algumas armadilhas.
— Atente-se principalmente às modelagens. Avalie bem, inclusive o avesso, para ver se não há defeito de fábrica — alerta Karol.
Tendência? Melhor não
Outra dica da profissional é não usar este momento para apostar em tendências.
— Elas não vão avançar para o próximo inverno, a mudança de tendência está muito rápida. De preferência, aposte em peças atemporais, que você já costuma comprar, que já gosta, já conhece. E, principalmente, compre de marcas que você conhece também. Nada de marca nova em promoção. Até se acostumar com a modelagem... Pode ser um tiro no pé — aconselha a mentora de estilo.
Autoconhecimento é tudo
Quando você conhece o que lhe cai bem, fica muito mais fácil fazer a escolha das peças, principalmente em épocas de promoção, quando as ofertas costumam ser mais apelativas e bate a tentação de comprar mais pelo preço.
— Sabendo seu estilo pessoal, com certeza, você consegue negar com facilidade o que não tem a ver contigo e identificar de uma forma muito rápida aquelas peças que vão durar anos e anos no guarda-roupa — afirma Karol.
Para quem tem dificuldade com essa identificação, saiba que é exatamente com essa demanda que as consultoras de imagem trabalham.
Aposte em brechós
Por fim, a mentora de estilo reforça que, além de buscar promoções, apostar em brechós também é uma boa forma de fazer compras conscientes.
— Temos desde brechós de luxo aqui em Porto Alegre até brechós com peças super baratas. É onde você consegue comprar peças bem diferentes e bem atemporais também, principalmente nos brechós vintage. Eu parto do princípio que, se uma peça está no brechó e tem mais de 20 anos, ela vai durar a vida inteira — conclui.
*Produção: Luísa Tessuto