Um dos eventos mais aguardados pela indústria da moda nacional, o Salão Inspiramais trouxe novas cores, texturas e perspectivas a Porto Alegre nesta terça (19) e quarta-feira (20). A 26ª edição da mostra, realizada no centro de eventos da Fiergs, deixou clara a urgência de direcionar o foco para a sustentabilidade no design.
— Este é o nosso grande pilar. Queremos tocar as pessoas, lembrando que, se a gente não cuidar do planeta, no futuro não teremos lojas nem fábricas. Nada. A ideia é termos, cada vez mais, materiais com certificação de origem e produtos que possam ser reduzidos e tratados até que se tornem novos produtos — explica o estilista Walter Rodrigues, que coordena o Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
É a partir do trabalho desta equipe que têm origem as propostas na criação, para além do vestuário e calçados, incluindo componentes para o desenvolvimento de acessórios, mobiliário, linhas para pets e outros segmentos. Para os próximos meses, o estudo intitulado Terra é o fio condutor, destacando conceitos e, principalmente, o potencial de inovação a explorar. Aspectos comportamentais, como os aprendizados deixados pela pandemia de covid-19, e tecnológicos, como as possibilidades da realidade virtual, estão no centro dos resultados.
— É no Inspiramais que a moda começa e ela precisa ser pensada em todas as escalas. Além da exposição, fazemos uma curadoria de materiais, para também inspirar o designer com combinações variadas. Temos, por exemplo, superfícies com efeitos digitais de luz a partir do movimento, que têm tudo a ver com o metaverso, além de cores luminosas muito importantes — adianta o estilista.
Toque de nostalgia
Organizada em três faixas de uma pirâmide, a pesquisa de tendências comandada por Walter Rodrigues começa nas ideias inovadoras, em 10%, evoluindo para os pontos em fase de desenvolvimento, com valor 30%, e culmina na “massificação”, 60%. São cerca de dois anos de pesquisa para chegar às apostas mais fortes para o varejo. No campo da inovação, as cores areia, roxa e branca despontam entre as novidades, conforme o especialista. Já nos consolidados que seguem fortes, os tons terrosos mantêm seu espaço de valor. Outro highligth apontado pelo estilista é o poder das sensações.
— Ficamos muito tempo sem poder tocar as coisas, então, estamos ainda com saudade das texturas. E elas vêm em ranhuras, animal prints, como croco e pirarucu, e nos grafismos, com uma pegada bem exuberante — afirma ele.