Percorrer araras em busca de achados nos brechós virou hábito para muitas pessoas, mas não faz muito tempo que comprar roupas de segunda mão ainda era visto com certo preconceito. Em Porto Alegre, a mudança de cenário tem a ver também com o espaço conquistado pelo Brick de Desapegos, que completa 10 anos com uma programação especial neste final de semana. A feira de brechós, que começou como uma diversão entre amigas em 2011, despontou como um dos maiores centros de moda sustentável e circular da Capital.
Para Natalia Guasso, publicitária e idealizadora do evento, o preço acessível das peças até pode ter influenciado a popularização em momentos de crise, mas, atualmente, a busca por roupas em brechós tem mais a ver com o consumo consciente.
— Não é mais só sobre preço, é sobre consciência e valorização da roupa usada — pontua a empreendedora. — São produtos exclusivos, ninguém mais faz essa roupa que está girando. Moda é você quem faz. O brechó fala muito sobre o estilo pessoal, sobre ter um armário que é seu.
Para além da moda e da sustentabilidade, o Brick também carrega em seu DNA o incentivo ao empreendedorismo feminino. Ao longo dos anos, a feira passou a agregar, além de brechós, marcas autorais gaúchas independentes em sua lista de expositores. Natalia explica que o caráter democrático do Brick foi o que fez com que muitas mulheres encontrassem na feira um espaço para colocar em prática suas ideias e negócios.
Pensando nas histórias de sucesso que o evento ajudou a emplacar, Natalia vai lançar no ano que vem a Escola do Brick de Desapegos, com aulas e mentorias para mulheres – afinal, elas são a maioria no segmento – que desejam empreender neste meio.
Aniversário na rua
Para marcar sua década de existência, o Brick terá dois eventos especiais neste final de semana na Capital.
Neste sábado (18), das 11h às 20h, a Casa de Cultura Mario Quintana vai receber lounge, produção de fotos, desfile e mais de 30 expositores de moda circular, autoral e sustentável, além de cerveja artesanal e música, para a primeira comemoração.
Já no domingo (19), no mesmo horário, a festa será na tradicional João Telles, considerada a "casa" do Brick em Porto Alegre. Serão 50 expositores que se juntarão ao comércio local de comidas e bebidas para cantar parabéns para a feira de rua. Na entrada, bem na esquina com a Avenida Osvaldo Aranha, os visitantes ainda poderão conferir uma linha do tempo, que contará os destaques da história de 10 anos do evento com cartazes e fotos.
— Vai ser uma união de expositores muito especial. Novos, antigos, que moram em outros lugares. Vai ter parabéns com bolo, vamos distribuir cupcakes no final — adianta Natalia.