É de museus e galerias de arte que vem a inspiração para as criações de Gabriela Piccoli. Filha mais velha de Solaine Piccoli, ela estava no ateliê “desde sempre”, como costuma dizer. Passou tardes entre linhas e agulhas na época do colégio e, mais tarde, esteve à frente do administrativo da empresa. Na hora de escolher o rumo profissional, não foi difícil entender que seu lugar era estar ali, entre rendas e tules. Mas foi a formação universitária em Artes Visuais que fez a estilista de 44 anos determinar o estilo que seguiria.
Gabriela é a representante da segunda geração Piccoli que entende como poucas as noivas que fazem questão de viver um conto de fadas. Com direito, claro, a um vestido de princesa. Não à toa, a criadora foi a fada-madrinha de um dos casamentos que movimentou a internet nos últimos anos: o da blogueira de beleza Niina Secrets, que hoje soma mais de 3,6 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram. O sucesso foi tanto que, um ano depois, Gabi desenhou também o vestido da irmã de Niina, Fabi Santina, que atua como influenciadora digital.
Recentemente, o trabalho da primogênita da família Piccoli apareceu também na TV: a estilista participou, em novembro, do programa Prova de Noiva, do canal por assinatura Discovery Home & Health. O desafio era criar, em 40 horas, o vestido de uma noiva que sonhava em casar de vermelho. A proposta era completamente fora do seu estilo, mas atendeu perfeitamente aos desejos de sua “cliente” – além de render a ela elogios dos apresentadores Arlindo Grund, referência em moda nacional, e Emannuelle Junqueira, uma das mais prestigiadas estilistas de noivas do país.
Se hoje Gabriela vê seu nome conquistar espaço entre influencers e a elite paulistana, os primeiros passos na terra da garoa não foram tão fáceis. Há quase 12 anos, a família decidiu abrir as portas do ateliê em São Paulo – e lá foi ela, que ainda se firmava como estilista por aqui, assumir a empreitada.
– Fui bem inexperiente. Quando trabalhamos em família, sempre dá para chamar a mãe: “Me ajuda aqui, resolve isso comigo”. Tudo foi na cara e na coragem, mesmo sem saber tudo – recorda.
Na capital paulista, Gabi aproveitou para investir em formação – não foram poucos os cursos de modelagem, que aperfeiçoaram sua expertise e colaboraram para que conquistasse a alcunha de irmã mais perfeccionista da família.
– No trabalho da Gabriela, você jamais vai ver um milímetro maior que o outro – garante Solaine, que desembarcava toda semana em São Paulo para ajudar a filha.
– Agora, a mãe só vem passear! – diverte-se Gabriela.
Para além das mais de mil noivas que vestiu no centro do país, a estilista também é a responsável pelo ateliê de alta-costura da marca Solaine Piccoli em Viena, na Áustria. Duas vezes por ano, em média, pega um avião com os modelos na mala – por conta do inverno rigoroso, os casamentos costumam ser no verão, o que facilita o trabalho à distância.
O estilo dela
A princesa moderna de Gabriela não abre mão de um trabalho minucioso. Além da modelagem impecável, os detalhes feitos à mão impressionam: os bordados manuais são uma das características mais marcantes de suas criações. Uma mistura deliciosa do estilo tradicional com um toque contemporâneo.
Gabriela por Solaine
"Até parece que a Gabriela nasceu em um palácio. Por conta da formação dela, você jamais verá um vestido que não tenha arte, no bordado ou na modelagem. Aliás, os modelos são perfeitos no acabamento."