Foi-se o tempo em que regras eram ditadas na moda e que era "proibido" usar algo devido ao seu tipo físico. "Baixinha não usa isso", "gordinhas não usam aquilo" e por aí vai.
Ao fazer uma consultoria de estilo, por exemplo, uma das etapas é descobrir qual é o seu tipo de corpo – ampulheta, triângulo, triangulo invertido, retangular ou oval. Sim, esses truques realmente existem, mas são apenas sugestões para disfarçar partes ou proporções do corpo que você não gosta quando se olha no espelho. Mas isso não quer dizer que você seja obrigada a acatar.
Independente de qual seja o seu estilo, às vezes a gente se apega a algumas frases como essas que citei acima. Confira cinco mitos da moda para serem quebrados já:
1. Não se usa brilho durante o dia
Aqui, na verdade, diz muito mais sobre seu gosto pessoal do que se pode ou não pode. O fato é que brilho durante o dia está em alta. Esse visual, como o da Camila Coelho na foto, chamado de hi-lo, consiste em misturar peças mais glamourosas com outras descoladas. O segredo é justamente combinar uma peça de paetê, por exemplo, com outra básica. Se você gosta dessa ideia, pode apostar sem medo!
2. Baixinhas não podem usar saia mídi
É preciso entender que todo mundo está livre para usar o que quiser e levar menos em consideração esse lance de buscar uma silhueta alongada ou mais fina em todas as roupas que vestimos. Se você é do time das baixinhas e se sente bem usando mídi, vai lá e arrasa! É interessante esclarecer que o comprimento dessa peça fica entre um pouco abaixo dos joelhos e até três dedos acima dos tornozelos.
3. Não é legal misturar estampas
Quem disse? Por qual motivo? Quando você faz mix de estampas, além de dar personalidade ao seu look, você aumenta as possibilidades que tem com as suas peças estampadas, que antes eram usadas só com peças lisas. Fê Paes Leme e Gio Ewbank mostram como poá e listras combinam, sim.
4. Alfaiataria e tênis não combinam
Esse combo aqui causa bastante estranheza para quem não está acostumada. Alfaiataria e tênis? Mas essa combinação, que para muitos parece improvável, funciona. Para quem tem um estilo mais clássico, a dica é escolher tênis em tons neutros como preto, branco e cinza.
5. É impossível ser elegante sem salto
Para muitas é difícil desapegar do salto, eu sei. Mas isso não significa que é impossível ficar elegante sem ele. Se você faz parte do time que tem essa opinião, a sugestão é escolher sapatos sem salto em materiais e acabamentos mais refinados.
Fica a dica
A cada dia que passa, podemos acompanhar mais e mais mulheres usando referências bacanas de moda, independente de sua altura ou tipo físico. O mundo está mais inclusivo e a moda não pode ser diferente. Não tem por que você vestir algo que não gosta só porque é tendência. O importante é se identificar com a proposta da peça e se você adora, se joga =)
Jornalista, consultora de estilo e criadora do #looksdavidareal inspirados nas famosas, Pam Zottis faz conteúdo focado em moda para mulheres comuns que trabalham, estudam e não param devido à correria do dia a dia, mas querem estar por dentro das tendências. Escreve semanalmente em revistadonna.com.