O estilista Karl Lagerfeld foi, sem dúvida, uma das maiores mentes criativas do século 20. Sua morte, na última terça-feira (19), deixou o mundo da moda mais triste – não apenas por perder um de seus mais extraordinários talentos, mas também porque dificilmente alguém conseguirá fazer um trabalho à altura do dele.
Durante sua trajetória de mais de três décadas como diretor criativo da Chanel, Lagerfeld cumpriu sua função de modo impecável, sempre repaginando peças-ícones da grife e dando a elas um ar mais jovem, sem deixar de lado a tradição da maison francesa e a elegância que era inerente à sua fundadora, Coco Chanel. Em certa ocasião, ao lembrar dela, Karl declarou:
“Meu trabalho não é fazer o que ela fazia, e sim o que ela teria feito”, demonstrando uma incrível visão de futuro e a vontade incansável de ir sempre além. Na coluna de hoje, você confere 5 peças-ícones da Chanel que foram eternizadas na moda pelo estilista.
As it bags
As bolsas Chanel 2.55, Classic Flap e Chanel Boy estão, atualmente, entre as it bags mais desejadas por fashionistas do mundo inteiro. O modelo 2.55 foi lançado pela própria Coco Chanel em fevereiro de 1955 e, cinco décadas depois, relançado como “2.55 Reissue” por Lagerfeld.
Já a Classic Flap e a Boy foram lançadas durante a sua trajetória como diretor criativo da maison, e imediatamente se tornaram objetos de desejo.
Os sapatos bicolores
Scarpins, mules, sapatilhas, botas... ao longo dos anos em que permaneceu à frente da Chanel, Lagerfeld lançou as mais diversas variações para o sapato bicolor criado por Gabrielle muitas décadas atrás. Em sua versão original, ele era bege com preto, mas diversas novas cores – incluindo as metalizadas – foram inseridas por Karl com o intuito de rejuvenescer o icônico calçado e trazê-lo ao novo milênio com muito estilo.
Os casacos de tweed
Se tem uma única peça de roupa que remete imediatamente ao nome Chanel é o casaco – ou casaqueto – de tweed.
Nos anos 50, este item que até então era usado apenas por figuras masculinas foi inserido por Coco Chanel no guarda-roupa feminino. E Karl Lagerfeld fez jus à vontade da criadora: até a última coleção, desfilada em janeiro deste ano, os casacos de tweed continuaram marcando forte presença na passarela, mostrando que seguirão firmes na moda do século 21.
As camélias
Símbolo maior da maison Chanel, as famosas camélias enfeitam desde suas embalagens até as joias mais glamourosas e exclusivas da grife (passando pelos elegantes casacos de tweed, na forma de broches). Com Lagerfeld como diretor criativo, as camélias ganharam uma infinita gama de materiais, texturas, cores e estampas, sempre presentes nos desfiles e nas coleções.
Os colares de pérolas
Favorito de Coco Chanel, o clássico colar de pérolas foi reinventado inúmeras vezes ao longo dos anos em que Lagerfeld esteve à frente da grife, tanto em versões mais discretas e tradicionais quanto em outras mais chamativas e descoladas. A verdade é que, seja qual for a versão, as pérolas da Chanel seguem eternas, enfeitando mulheres elegantes mundo afora.
Marcela Serro Frasson é Mestre em Administração/Marketing com foco em Moda e mercado de luxo pela UFRGS. Ministra aulas de pós-graduação na área da beleza presta consultoria para empresas nas áreas de gestão, marketing e luxo, e para pessoas físicas nas áreas de moda e estilo pessoal, além de serviços de styling para campanhas, editoriais e desfiles. É autora do blog Por Dentro da Moda, onde compartilha suas dicas sobre moda, beleza, tendências, viagens e demais assuntos relacionados ao universo fashion. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.