Um ano termina e outro começa, e com ele chegam também as tão esperadas liquidações de verão. É só passar o Réveillon e pronto: nos deparamos com inúmeros e-mails, mensagens e vitrines superatrativas anunciando descontos!
Porém, a tentação é grande. Nas consultorias de moda que faço, sempre enfatizo para minhas clientes a questão do consumo consciente, e aí entram também as dicas sobre como comprar de forma correta, para não se arrepender depois e fazer bom uso das novas peças adquiridas. E assim como ensino a elas, hoje compartilho aqui na coluna com vocês:
Tenha um orçamento pré-definido
Antes de ir às compras, definir o valor total que você quer (e pode) gastar ajuda a manter o controle e não fazer aquisições por impulso, o que é muito comum durante as liquidações. Dessa forma, você irá pensar duas vezes antes comprar aquele item “só por comprar”, já que tem um orçamento limitado e pode optar por algo mais bonito ou interessante.
Invista em peças atemporais
Deixe de lado as peças que bombaram neste verão, pois provavelmente elas não estarão em alta no próximo. Dê preferência a itens mais versáteis e atemporais, daqueles que você poderá usar por muito tempo. Blazers (valem os coloridos), camisas, calças jeans, vestidos básicos, saias mídi, scarpins, sapatilhas, sandálias de tiras e óculos de sol mais clássicos (como os aviadores) são apostas certeiras para quem quer tirar o máximo proveito das suas aquisições.
Escolha itens que combinem entre si
Melhor do que comprar peças novas que combinem com as que você já tem em casa, é estas peças novas combinarem também entre si. Assim, você terá no closet alguns looks novos completos: roupa, calçado e acessórios!
Dê atenção especial aos acessórios
Acessórios são os itens mais versáteis e com melhor custo-benefício quando falamos em moda. Podemos usar muitas vezes, em diferentes ocasiões, com diferentes looks. Então, não deixe de olhá-los com carinho durante as liquidações. É um ótimo momento para comprar, especialmente, cintos e bolsas.
Não esqueça das promoções de make
Está bem de roupas, mas precisa renovar o estoque de maquiagem? Aproveite, pois agora é a hora certa para adquirir aqueles produtos de valor mais alto. A maioria das lojas (inclusive online) oferece descontos em diversos itens essa época do ano.
Ficou em dúvida? Não compre!
Sabe aquele item que você olhou, experimentou e gostou, mas nem tanto assim? Não há motivo para comprá-lo apenas porque “o precinho está valendo”. Provavelmente você não irá usar, ou usará poucas vezes. Mesmo na liquidação, compre apenas o que você realmente gostar!
Parcele em, no máximo, 2 ou 3 vezes
Começar o ano com dívidas e parcelamentos a perder de vista não é legal. Mais adiante, você pode se arrepender quando surgir algo mais interessante (ou mais importante) para comprar, e seu cartão de crédito ainda estiver lotado de parcelas. Por isso, divida o pagamento de suas compras de liquidação em, no máximo, 2 ou 3 vezes.
Leia mais:
:: Transparência é tendência! Da roupa ao sapato, veja como aderir à moda que tem tudo a ver com o verão:: Bota no verão? Sim! Veja como usar o calçado na temporada de calor
Marcela Serro Frasson é Mestre em Administração/Marketing com foco em Moda e mercado de luxo pela UFRGS. Ministra aulas de pós-graduação na área da beleza presta consultoria para empresas nas áreas de gestão, marketing e luxo, e para pessoas físicas nas áreas de moda e estilo pessoal, além de serviços de styling para campanhas, editoriais e desfiles. É autora do blog Por Dentro da Moda, onde compartilha suas dicas sobre moda, beleza, tendências, viagens e demais assuntos relacionados ao universo fashion. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.