Levar o filho na escola, cumprir as metas no trabalho, cuidar da casa, ser companhia do marido, dos filhos, e ainda achar um tempo para cuidar de si mesma! A mulher, principalmente após a maternidade, assume muitos compromissos e não são raras as vezes em que parece uma missão impossível conciliar todos esses papéis.
Soma-se a isso uma “cultura” de que temos que encarnar a Wonder Woman e dar conta de tudo. O resultado? Uma mulher cansada, estressada e cheia de culpa.
A primeira coisa que você precisa saber é: você não está sozinha. Nove entre dez mães compartilham esse sentimento. E acredite, não existe fórmula mágica para fazer dar certo. Mas, com algumas dicas dá para elencar prioridades e tornar o processo mais leve. Quer ver?
Liste prioridades
Faça uma lista de todas as atividades que você precisa fazer durante a semana e estabeleça as prioridades. Tente organizar a logística da família de uma forma que fique mais fácil cumprir alguns compromissos, como matricular as crianças perto do seu local de trabalho, por exemplo.
Aprenda a delegar
Você não precisa dar conta de tudo sozinha. Peça ajuda! Divida algumas tarefas com o marido, namorado, mãe, sogra, os dindos. Seja buscar as crianças na escola, levá-las ao médico, na natação, etc. Se você já tem filhos maiores, ensine-os a ajudar nas pequenas tarefas da casa como tirar o lixo, guardar os brinquedos, recolher a roupa do varal.
Não se compare
Muitas vezes olhamos para o lado e pensamos como aquela outra mãe parece conseguir dar conta de tudo e nós parecemos apenas surtar. Mas a verdade é que a rotina de cada mãe é diferente e cada uma sabe das suas realidades. Não fique comparando!
Tire um tempo só para você
A sua felicidade não deve estar 100% baseada em seus filhos ou na família. Você precisa ter um tempo para cuidar de você e sentir-se feliz além da maternidade. Fazer uma atividade física, ir ao salão de beleza, ler um livro, tomar um banho demorado, sair com as amigas... tudo isso fará com que você se sinta mais relaxada para as demandas do dia a dia e, consequente, mais feliz.
E o mais importante: saber que às vezes as coisas não vão sair como planejado, e está tudo bem. Isso não te faz menos mãe, mulher ou profissional.
+ amor - caos
Ajudar outras mães a encontrarem o equilíbrio entre quatro pilares importantes: vida pessoal, vida a dois, vida profissional e tempo de qualidade com os filhos. Esse é o objetivo do projeto + Amor - Caos criado pelas empresárias Graciela H Dietze e Fernanda Bortolini.
No site e no perfil @minidini_solucoes_geniais, que as sócias criaram após o nascimento dos filhos, elas dividem conteúdos para auxiliar outras mulheres na mesma situação. Toda semana um novo tema é debatido em lives que contam com a participação de profissionais especializados. A ideia do movimento é criar uma rede de apoio e sororidade para mães no mesmo dilema.
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.