De todas as fases que tenho passado com meu filho Theo, o cuidado com os dentes tem sido o de mais dúvidas. Ok, eu sei que ele tem que cuidar dos dentinhos desde cedo e que são várias etapas para isso. Mas sempre fico achando que estou fazendo algo errado. Para quem, assim como eu, também têm muitas dúvidas quando o assunto é a ida ao dentista, o post de hoje traz dicas da odontologista Ana Paula Fernandes, do ClubSorriso.
Com quantos meses geralmente começam a nascer os dentes dos bebês?
Começam a nascer em média aos seis meses. Mas é bem variável de criança para criança e essa variação não indica nenhum tipo de problema. Cada um tem a sua idade e maturidade dentária. Caso não surjam os primeiros dentes até os 12 meses, os pais devem procurar um odontopediatra.
O nascimento dos dentes pode causar diarreia e febre? E como devo proceder se isso acontecer?
A literatura não relata febre e diarreia como alterações fisiológicas, mas na prática percebemos que ocorrem. A explicação pode ser por que as crianças coloca objetos na boca, com o intuito de aliviar a dor e coceira e acaba levando sujeira e bactérias, o que causaria a febre e a diarréia. A utilização de antitérmico é suficiente e indicada.
Outras colunas Mãezinha Vai com as Outras
Como evitar que eles sintam muita dor ou fiquem irritados nessa fase?
O uso de mordedores é muito bom, principalmente os geladinhos. Não indico utilizar anestésicos na região. Acho mais efetivo o uso de analgésico via oral.
Qual a idade ideal para começar a ida ao dentista?
Na verdade não tem uma idade definida. A visita ao dentista pode iniciar com o surgimento dos primeiros dentes e é muito importante para que orientações de cuidados e higiene possam ser passados. Visitas anuais são importante para que seja feito um acompanhamento do desenvolvimento da dentição e para que as doenças bucais possam ser prevenidas.
E a escovação, quando iniciar?
O uso da escova é imprescindível quando surgirem os dentinhos bem lá de trás, que são os molares. Antes disso, a higiene deve iniciar na gengiva do bebê com gaze umedecida em soro fisiológico. Quando surgirem os dentinhos da frente deveremos substituir a gaze por uma dedeira.
A escovação nos bebês é como no adulto?
Sim. Devemos escovar sempre após as refeições pois os dentes de leite podem apresentar todos os problemas que os dentes permanentes, como cáries, tratamentos de canal e etc.
Qual o tipo de escova devo usar? E creme dental? Uso? Se sim, qual?
A escova de dentes deve ser de tamanho adequada à boca da criança. Elas são divididas por tamanho de acordo com a faixa etária. O creme dental, na minha opinião, deve ser sem flúor e em quantidade semelhante a um grão de arroz, até que a criança não engula nada da pasta e consiga cuspir totalmente. O flúor em excesso é um elemento tóxico e já está presente na água que consumimos.
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.