Anne Allan, dançarina e professora de balé da escola britânica London City Ballet, deu detalhes à revista norte-americana People, em entrevista publicada nesta quarta-feira (4), sobre as "sessões secretas" de dança que teve com a princesa Diana. Prestes a lançar o livro de memórias Dancing With Diana, a britânica afirmou ter criado a obra com a intenção de revelar um "outro lado" da princesa.
Segundo a dançarina, ela e Diana passaram a se encontrar em um estúdio privado, em Londres, para o que apelidou de "centenas de sessões secretas de uma hora". A partir dos encontros, Anne tornou-se confidente da princesa e, ao longo das aulas, a dupla discorria sobre assuntos diversos.
Com o passar dos anos, Anne pôde acompanhar as duas gestações da princesa, além de ter conquistado a confiança de Diana, que revelou sua luta contra a bulimia e as tensões de seu casamento com Charles.
Na expectativa do primeiro filho
Conforme o relato de Anne, ainda nas primeiras semanas de aula, Diana confidenciou sua primeira gravidez. Na ocasião, a princesa admitiu temer que os encontros com a professora fossem suspensos, uma vez revelada a notícia à família.
— Anne, queria contar para você que um pequeno está a caminho. Eu estou grávida! — recordou a professora sobre a revelação.
Em seguida, a dançarina remonta a primeira reação que teve ao escutar a novidade.
— Eu, espontaneamente, a abracei para dar os parabéns. Talvez uma ação inapropriada, mas instintiva da minha parte.
O primogênito, William, nasceu em junho de 1982. Em setembro, Diana estava de volta ao estúdio. Dois anos depois, a princesa deu às boas-vindas ao segundo filho, príncipe Harry.
—Ela disse que William era maravilhoso com seu irmão mais novo e que adorava observá-los juntos — comentou Anne.
Distúrbio alimentar
Durante a entrevista, Anne também falou sobre a pressão que a princesa expressava sentir em relação a jantares importantes da família real. Segundo observação da bailarina, foi devido à tamanha formalidade que Diana passava nestes momentos que acabou desenvolvendo um quadro de bulimia.
— Conhecer tantas pessoas era assustador para ela e a sensação de que estava sendo julgada a cada movimento que fazia, à sua aparência ou ao que dizia, fazia com que ela se sentisse totalmente inadequada — explicou.
Tensões no casamento
Em relação ao casamento da princesa de Gales com Charles, Anne relatou perceber Diana preocupada e solitária. Em determinado encontro, a mãe de William e Harry sentou-se no chão, entre lágrimas e compartilhou sua angústia com a tutora.
— Sinto que não consigo fazer nada certo quando o assunto é o meu marido — lamentou Diana, conforme a lembrança de Anne. — Eu o amo tanto e quero que ele se orgulhe de mim, mas não acredito que ele sinta o mesmo.
O casal se separou em 1992, após uma série de polêmicas.
Distanciamento
A relação profissional entre Anne e Diana acabou em 1989, quando a professora mudou-se para a Escócia. A bailarina contou que foi informada da morte da princesa durante um evento de trabalho em Toronto. As duas já haviam perdido o contato ao longo do tempo.
Vítima de um acidente de carro, Diana faleceu em 31 de agosto de 1997. Anne confessou que, assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, acompanhou o funeral da princesa pela televisão, no dia 7 de setembro daquele mesmo ano.