A organização do Miss Universe Rio Grande do Sul, em conjunto com o Miss Universe Brasil, publicou um comunicado neste domingo (11) em relação à atual representante nacional. A Miss Universe Brasil 2023, Maria Brechane, não esteve presente na etapa estadual do concurso, realizada no sábado (10), para passar a coroa a sua sucessora.
A gaúcha também anunciou que não irá à etapa nacional em setembro. Maria Brechane venceu as etapas estadual e nacional do Miss Universe e, com isso, foi a representante do Brasil na competição internacional no ano passado.
O comunicado cita que foram "ignorados incontáveis convites para honrar com o compromisso do reinado" da Miss Brasil.
Em nota, a Comissão Organizadora do Miss Universe RS ressalta que o evento deveria ser marcado pela continuidade e respeito das tradições do concurso.
"A ausência de uma Miss em um momento tão simbólico não reflete a essência de nosso povo, que historicamente se une em prol de suas representantes, com torcidas apaixonadas, votos fervorosos e uma defesa intransigente daquilo que consideramos ser a verdadeira representação do orgulho gaúcho", diz um trecho do texto.
Em vídeo divulgado no Instagram, Maria Brechane menciona a mudança de coordenação do Miss Universe Brasil. Vale lembrar que Maria participou como jurada no Miss Grand Brasil 2024, realizado na quinta-feira (8).
Ela ainda afirmou que, embora não esteja fisicamente no Miss Universe Brasil 2024, estará de "coração, desejando força, coragem a cada uma das candidatas". Além disso, Maria desejou que a jornada da sua sucessora seja "tão linda e enriquecedora" quanto a sua.
Leia a nota na íntegra:
A Comissão Organizadora do Miss Universe RS 2024 expressa nossos sentimentos da ausência da atual Miss Universe RS e atual Miss Universe Brasil 2023 Maria Brechane no que conclamamos como um dos maiores momentos que enaltece a beleza gaúcha: a coroação da nova miss.
Este momento, que deveria ser marcado pela continuidade e pelo respeito às tradições do concurso, foi infelizmente prejudicado por outros momentos priorizados e também ignorados incontáveis convites para honrar com o compromisso do reinado que teve o privilégio de ostentar o título de maior beleza do nosso Estado.
O Rio Grande do Sul, conhecido por sua forte identidade cultural e por seu orgulho bairrista, sempre se destacou por sua capacidade de mobilização em torno de suas misses. Nossas jovens são muito mais do que representantes de beleza; elas são embaixadoras de nossos valores, tradições e, acima de tudo, do amor por nossa terra.
A ausência de uma Miss em um momento tão simbólico não reflete a essência de nosso povo, que historicamente se une em prol de suas representantes, com torcidas apaixonadas, votos fervorosos e uma defesa intransigente daquilo que consideramos ser a verdadeira representação do orgulho gaúcho.
Neste sentido, queremos enaltecer todas as mulheres que, com dedicação e responsabilidade, carregam consigo a bandeira do nosso Estado, defendendo com honra e dignidade o título de Miss. O compromisso delas com nossa cultura e nossas tradições é uma prova do que significa, de fato, ser gaúcha. Elas não apenas vestem a faixa e a coroa, mas também carregam consigo o espírito de um povo que valoriza suas raízes e que se mobiliza em defesa do que acredita.
O Rio Grande do Sul sempre será um celeiro de belezas e talentos, e a força de nossa sociedade está na união em torno de nossas representantes. Que o exemplo de nossas verdadeiras misses inspire futuras gerações e continue a fortalecer o orgulho de ser gaúcho.