A atriz Ana Hikari, 29 anos, desabafou sobre uma situação em que viveu com um colega de trabalho na última terça-feira (19). No ar em Família é Tudo, novela das sete da TV Globo, no papel de Mila, ela disse que foi chamada de "japonesa" por outro funcionário que estava no set, e comentou sobre o quanto isso incomoda a ela e a outros descendentes de imigrantes asiáticos. Na terça-feira, foram comemorados os 116 anos da imigração japonesa no Brasil.
"Fui chamada de japonesa na empresa que eu trabalho há sete anos e todos sabem o meu nome. Tem mais de 100 anos que meus avós maternos se mudaram para o Brasil e se naturalizaram cidadãos brasileiros. Minha mãe nasceu aqui, ela é brasileira. Eu nasci aqui, sou brasileira", escreveu.
A artista destacou ainda que, por mais que sua família paterna não tenha descendência asiática, parte da população não a considera brasileira:
"Ainda assim, 116 anos dos meus antepassados receberem o direito de serem cidadãos em outro país, 29 anos depois de eu nascer brasileira, ainda sou obrigada a ouvir me chamarem de japonesa".
Conhecida pela novela Malhação: Viva a Diferença e pela série As Five, a atriz também explicou a importância de utilizar o próprio nome das pessoas ao chamá-las.
"Em uma empresa que trabalho há sete anos ainda tem gente que me chama pela "raça" e não pelo nome. Até podia chamar pelo nome da minha personagem, que em uma gravação todo mundo sabe e está certo, mas nem isso" comentou.
Ana finalizou o desabafo dizendo que "ignorar a individualidade de alguém baseado em pré-conceitos pautados na raça também pode ser delicadamente chamado de racismo".