A ministra de Estado para a Política Comercial do Reino Unido, Penny Mordaunt, revelou que o rei Charles III está se sentindo muito bem após retornar para as funções públicas. Em entrevista ao canal de TV GB News, transmitida na noite de segunda-feira (6), ela declarou que o monarca estava ansioso pela nova fase, em meio ao tratamento contra um câncer.
Charles III, 75 anos, estava afastado das atividades desde o início de fevereiro, quando recebeu o diagnóstico de um tipo de tumor não especificado, descoberto durante uma operação de próstata. Apesar dos desafios em torno da doença, o rei permanecia atuando de forma privada. Seu primeiro compromisso público foi uma vista a um centro oncológico, em Londres, realizada no final de abril.
— Ele está muito bem. Tudo o que sei é que ele teria ficado muito feliz em retornar às suas funções públicas. Ele teria sentido muita falta. Acho que estamos todos felizes de vê-lo de volta e sei que ele quer fazer mais, então tem sido uma ótima semana — disse Penny Mordaunt.
A ministra ainda comentou suas impressões a respeito do monarca. Penny realiza reuniões periódicas com Charles, uma vez que também atua como Presidente do Conselho Privado, órgão responsável por assessorar o rei.
— Acho que as pessoas não ficariam surpresas quando digo que ele é extremamente charmoso e sempre calmo. E ele também tem um ótimo senso de humor. Ele está sempre perguntando como vão as coisas, especialmente questões que estamos a tratar no Parlamento ou sobre grupos específicos que ele sabe que estão passando por momentos difíceis — finalizou.