Os rumores de que o príncipe William estaria vivendo um relacionamento extraconjugal com a marquesa de Cholmondeley, chamada Rose Hanbury, não são novidade entre os comentários a respeito da família real. Os boatos sobre um suposto envolvimento entre eles começaram em 2019, mas ganharam força com o afastamento de Kate Middleton da vida pública nos últimos meses e com o aumento das teorias da conspiração em torno da princesa de Gales.
Quem é Rose Hanbury
Rose Hanbury tem 40 anos e é uma nobre britânica, que herdou o título de marquesa de Cholmondeley ao se casar com o marquês e diretor de cinema David Rocksavage em 2009. Eles são pais de três filhos: Alexander, Oliver e Iris Marina.
Atualmente, o casal está conectado ao mundo do entretenimento e da política e tem uma relação direta com a família real britânica. Quando mais nova, Rose chegou a trabalhar como modelo e atualmente realiza trabalhos voltados para a caridade. Ela e Kate trabalham juntas na East Anglia's Children's Hospices (EACH).
Conforme o Daily Mail, a avó da marquesa, Lady Elizabeth Lambart, era amiga de infância da rainha Elizabeth II. Ela, inclusive, foi uma das damas de honra do casamento da monarca com o príncipe Phillip, em 1947.
Quando começaram os rumores
Um dos pontos altos para o crescimento das especulações de uma suposta traição foi quando o Palácio de Kensington, responsável pelo comunicação oficial de Kate e William, publicou uma foto em celebração ao Dia das Mães no Reino Unido em que ela aparece sem a aliança de casamento.
Os rumores alcançaram um público mais amplo quando o apresentador estadunidense Stephen Colbert, do The Late Show, fez referência ao casal em seu programa e citou diretamente a marquesa.
— O reino ficou agitado com o aparente desaparecimento de Kate Middleton. Bem, agora, os detetives da internet estão supondo que a ausência de Kate pode estar relacionada ao fato de seu marido e futuro rei da Inglaterra, William, ter um caso. Acho que todos nós sabemos quem é a suposta outra mulher. Diga comigo: a marquesa de Cholmondeley, que nome lindo — disse o apresentador na ocasião.
Em 2019, as especulações começaram quando o jornal The Sun relatou que Kate e Rose tiveram um desentendimento. Parte da imprensa acreditou que a desavença poderia estar ligada a um suposto relacionamento entre William e a marquesa, mas a história logo foi negada.
Nos anos seguintes, Rose e seu marido apareceram em diversas ocasiões em eventos ao lado da família real. Além disso, estiveram entre os convidados da coroação de rei Charles III.
O que Rose diz sobre o assunto
Por meio de seus advogados, Rose disse ao The Business Insider que "os rumores são completamente falsos". Já o Palácio de Kensington se recusou a comentar a história.
O que aconteceu com Kate Middleton
Afastada de suas funções públicas desde dezembro de 2023, Kate Middleton passou por uma cirurgia no abdômen em janeiro. O motivo, entretanto, não foi revelado. Nesse meio tempo, a princesa de Gales figurou entre os principais assuntos das redes sociais, foi fotografada por tabloides e tornou-se tema de diversas declarações não oficiais que procuravam esclarecer seu estado de saúde.
O Palácio de Kensington explicou sua ausência devido à fase de recuperação da cirurgia, declarando que ela retornaria na Páscoa.