Charles III e a esposa, Camilla, foram coroados neste sábado (6) em uma grande cerimônia em Londres, onde milhares de admiradores — e alguns críticos — acompanharam um evento que não acontecia há 70 anos no Reino Unido.
De maneira pontual, às 9h20min (6h20min de Brasília), o rei, de 74 anos, e a rainha, de 75, deixaram o Palácio de Buckingham em uma carruagem para a curta procissão até a Abadia de Westminster.
No local, eram aguardados por quase 2,3 mil convidados, incluindo a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden; o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; os reis Felipe VI e Letizia, da Espanha; além de centenas de representantes da sociedade civil britânica.
Charles III foi coroado diante dos convidados e de milhões de telespectadores oito meses após a morte da mãe, Elizabeth II, que reinou durante sete décadas.
Embora o rei desejasse uma cerimônia mais moderna e simples, em um momento de grave crise pelo aumento do custo de vida, o evento teve um ritual pomposo, que praticamente não muda há mil anos, único entre as monarquias europeias.
Tradição milenar
Foram utilizadas três coroas cravejadas de diamantes e pedras preciosas, diversas vestimentas antigas bordadas com ouro — que o rei usou nas diferentes fases da cerimônia —, três cetros e um par de esporas de ouro.
Em um aceno às preocupações modernas, o óleo da unção foi vegano, embora consagrado como a tradição exige na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, onde os cristãos acreditam que Jesus foi enterrado.
Na parte considerada a mais sagrada da cerimônia, o arcebispo de Canterbury, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, da qual o rei é o líder máximo, ungiu as mãos, o peito e a cabeça de Charles III e Camilla, escondidos da visão de todos por uma tela.
Na parte central da cerimônia, o arcebispo Justin Welby colocou sobre a cabeça de Charles a coroa de Santo Eduardo, que só é utilizada no momento da coroação. Depois, foi a vez de Camilla ser coroada.
Após a cerimônia de coroação na Abadia, a família real se deslocou novamente para o Palácio de Buckingham. Lá, o rei e a rainha receberam saudações militares nos jardins. Em seguida, realizaram o tradicional aceno à população de uma das sacadas.
De lá, também assistiram à equipe acrobática da Força Aérea Real Britânica (RAF), os "Red Arrows". Ainda que com tempo encurtado, de seis para dois minutos, em razão do mau tempo, as aeronaves sobrevoaram o Arco do Almirantado, no centro de Londres, e despejaram fumaça com as cores da bandeira do Reino Unido — azul, vermelha e branca.
Polêmicas
Harry, 38 anos, filho mais novo de Charles e em divergências com a família real, compareceu à coroação sem a esposa, a americana Meghan Markle, que ficou na Califórnia com os dois filhos. Ele não apareceu na sacada junto aos familiares.
Outra polêmica que marcou o evento foi com o irmão de Charles, terceiro filho da rainha Elizabeth II e acusado de abuso sexual, o príncipe Andrew. No trajeto em direção à Abadia para assistir à coroação do seu irmão, houve vaias da população.