A atriz Erika Januza deu um brilho especial ao desfile da Viradouro, escola de Niterói campeã do Carnaval do Rio de 2024. Rainha de bateria desfilando em uma fantasia com armadura de metal com pedrarias e adereço rosa na cabeça, ela coroou o enredo da agremiação que homenageou a força da mulher negra através do culto à cobra sagrada e da sabedoria africana.
Na Sapucaí, a fantasia da atriz representou o Takará, instrumento ritualístico pontiagudo utilizado pelos iniciados da família das cobras no processo de transe.
— Hoje a cobra vai reinar — disse ela, antes de desfilar na Sapucaí na madrugada de terça-feira (13), última noite da folia carioca.
O enredo da escola, Arroboboi, Dangbé!, composto pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, foi representado na avenida por um batalhão de mulheres negras, integrantes da Viradouro, que desmistificaram a batalha que transformou uma cobra em deusa na África.
Desde 2022 Erika desfila como rainha de bateria da escola de samba de Niterói. No sábado (17), ela volta à Marquês de Sapucaí para o desfile das campeãs.