Lembrada principalmente pela beleza e jovialidade na década de 1960, Helô Pinheiro, inspiração para a canção Garota de Ipanema, não se abala com o fato de ter completado 80 anos em 2023. A ex-modelo afirmou não concordar com a busca contínua pela juventude.
— A juventude já passou, é evidente que os traços mudam e querer se enganar é se olhar e "se achar". Mas o limite chega e ter caprichos demais estraga. Agora, o espírito jovem faz parte de quem gosta de ser feliz — reflete sobre o envelhecimento em entrevista à revista Caras.
Mãe de Ticiane Pinheiro, 47 anos, Helô conta ter mentido a idade por muito tempo. Ela contou que foi influenciada pela mãe que, divorciada, sempre diminuía pelo menos dois anos da idade para aumentar as chances de arrumar um pretendente.
— Passei por isso, mas amadureci — considera. — Não me sinto com a idade que tenho e acho que é muita para o pouco que vivi. Passa tudo tão rápido.
Quando questionada sobre o que diria para a Helô de 60 anos atrás, a carioca diz se arrepender de ter se deixado influenciar por terceiros durante a juventude.
— Que você respeitou mais a vontade dos outros do que a sua própria. Perdeu oportunidades de que hoje sente saudade — inicia. — Talvez, se tivesse ido mais pela sua cabeça, teria dado maiores condições de vida à sua mãe e até mais admiração por você, Helô.
Bem-humorada, a musa de Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim (1927-1994) brinca sobre ser lembrada por Garota de Ipanema (1964):
— A Garota de Ipanema, hoje, é a Coroa de Ipanema e mais madura. Me sinto mais segura, mesmo com os altos e baixos que a vida nos presenteia.