A representante do Peru venceu o concurso Miss Grand International, que teve a final realizada na manhã desta quarta-feira (25), em Ho Chi Minh, no Vietnã. Luciana Fuster tem 24 anos e também atua como apresentadora de TV. Mianmar ficou em segundo lugar e Colômbia, no terceiro. Apesar de estar bem cotada para vencer o concurso, a representante do Brasil, Adriana Yanca, não entrou para o Top 20 do concurso.
A brasileira Isabella Menin, vencedora em 2022, entregou a coroa após discursar no palco. Ela falou sobre a experiência na competição e agradeceu emocionada a equipe que a assessorou e os fãs brasileiros, falando algumas palavras em português:
— Muito obrigada por terem me apoiado desde o primeiro dia, por ter sonhado esse sonho comigo!
A última etapa da competição de beleza teve início por volta das 9h desta quarta e o resultado foi anunciado às 13h. Antes disso, foram realizados os desfiles com as 68 representantes de países ao redor do mundo e os anúncios das 20 finalistas, as 10 e, depois, o Top 5.
Também foram coroadas as misses com os melhores trajes nacionais, com três vencedoras: Japão, Nigéria e Vietnã. O melhor traje de banho foi a miss República Dominicana. A representante escolhida pelo público no voto popular foi a de Mianmar, que foi direto para a lista de 20 finalistas. Já no final do evento, a miss Rússia ganhou o troféu de melhor traje de gala e a miss Gana, o de Voz do Grand International 2023.
A representante do Brasil conquistou o Miss Costa Branca (RN) em 2020. Na etapa nacional do Grand, Adriana representou a Zona da Mata Mineira. Entretanto, a modelo é natural da cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
O que é o Miss Grand International
Criado na Tailândia, o Miss Grand International é um concurso de beleza feminino realizado anualmente desde 2013. As misses são avaliadas pelos tradicionais desfiles de passarela, e também em quesitos como comunicação e inteligência emocional. Um dos diferenciais da premiação é o enfoque em buscar promover o conhecimento e a compreensão para o combate à violência e em prol da paz mundial.
No evento de 2022, a paulista Isabella Menin foi coroada a Miss Grand International, marcando a primeira vitória do Brasil na competição.