O rei Charles III e sua esposa, a rainha Camila, participam na manhã desta quarta-feira (5) de uma cerimônia simbólica de coroação, que será realizada na Escócia. A comemoração faz parte da Semana Real, evento anual em que a família real visita o país para celebrar a cultura escocesa e cumpre uma agenda de compromissos oficiais. O príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, também participam do evento.
Como a Escócia não é independente desde os Atos de União de 1707, que a unificaram junto ao reino da Inglaterra em um Estado unitário, a tradição não permite coroar o monarca durante o evento. Em substituição a isso, o representante da família real é apresentado às joias da Coroa Escocesa, feitas de ouro, prata e pedras preciosas. As peças mais importantes da insígnia são a coroa, o cetro e a espada, que datam do início do século 16 e são as mais antigas da Grã-Bretanha.
O evento ainda contará com uma missa na Catedral de Santo Egídio, que teve início às 9h15min (horário de Brasília), seguida de uma procissão por Edimburgo, e com final previsto para as 11h40min (horário de Brasília), com o desfile da Força Aérea Real. Esses ritos são similares aos que aconteceram em maio, na Inglaterra, durante a coroação de Charles III.
Como a espada original do ritual, de 1507, é muito frágil para ser utilizada, Charles receberá uma feita em homenagem a sua mãe, a rainha Elizabeth II, que morreu em setembro do ano passado. Essa nova peça leva o nome da monarca e custou em torno de R$ 135 mil.