A grande final do Miss Universo Brasil 2023 está marcada para este sábado (8), a partir das 21h. A edição deste ano será realizada no Pátio Welucci, em São Paulo, onde será escolhida a representante brasileira para o Miss Universo. O concurso internacional será em El Salvador, em data ainda a ser definida.
As 27 candidatas eleitas pelos Estados já estão confinadas desde segunda-feira (3) participando de etapas preliminares do concurso. Essa será uma edição histórica, já que será a primeira vez que mulheres casadas e com filhos podem participar da competição.
São três mães que estão concorrendo: as misses Goiás, Renata Guerra Otoni; Piauí, Gabriela Reis Menezes; e Maranhão, Lorena Caroline Maia e Silva.
Como vai ser
Tendo como o tema "brasilidade", o concurso deste ano prestará uma homenagem aos 60 anos do título da primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, a gaúcha Ieda Maria Vargas. Por isso, a coroa do Miss Universo Brasil 2023 se chamará "Ieda".
A dinâmica do concurso na noite de sábado funcionará da seguinte forma: o primeiro corte será com 16 candidatas: 15 participantes e uma escolhida por voto popular — que ocorre em votação aberta pela internet até o dia da final. Depois será anunciado o top sete, com seis classificadas e mais uma escolhida pelo público.
As sete finalistas participarão, então, da etapa em que respondem à pergunta final. Dessas, três passam para o desfile de apresentação para os jurados, o chamado final walk. Por fim, será anunciada a nova Miss Universo Brasil 2023.
Onde assistir ao Miss Brasil 2023
Quem quiser assistir ao Miss Universo Brasil 2023 pode optar pela transmissão ao vivo ou acompanhar o concurso presencialmente. Ainda há ingressos disponíveis a partir de R$220 pela plataforma ingresse.com.
O concurso será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal do Miss Universo Brasil. Também terá transmissão no canal 500, da Net, e na TV Meio Norte, disponível apenas em algumas regiões. Quem quiser acompanhar no streaming, a competição também estará na programação da U Miss TV, da plataforma Soul TV.
Preparativos da gaúcha
O Rio Grande do Sul será representado pela rio-grandina Maria Eduarda Brechane, 19 anos, eleita Miss Rio Grande do Sul por unanimidade em maio. Antes de embarcar para a capital paulista, a miss conversou com Donna e falou sobre a sua preparação para o concurso.
— Eu acordo, treino, vejo concursos anteriores, estudo a nossa sociedade e as deficiências que se tem hoje. É um trabalho em conjunto com o setor público, com as questões de trabalho social que eu mantenho. Então eu continuo com toda a garra que tive para o Miss Rio Grande do Sul, agora focando no Miss Brasil — garantiu.