Após muitas especulações, um vazamento de conteúdo e entrevistas explosivas, foi lançado mundialmente nesta terça-feira (10) o aguardado livro Spare, no Brasil traduzido sob o título O Que Sobra (Companhia das Letras, R$ 74,90), assinado pelo príncipe Harry. Já no início do dia, a publicação era classificada como a mais vendida nos sites da Amazon e Companhia das Letras no Brasil, com estoque esgotado logo nas primeiras horas.
Segundo a BBC internacional, as livrarias em Londres, na Inglaterra, abriram à meia-noite para o lançamento, consolidando um sucesso estrondoso de vendas. Spare também é hit nos Estados Unidos, Austrália e Alemanha, entre outros países europeus.
Embora tenha feito revelações à imprensa, adiantando o que viria nas mais de 500 páginas escritas em primeira pessoa, o filho caçula do rei Charles III reservou à obra detalhes de suas memórias reunidas em 38 anos de vida. Sua relação conturbada com o irmão, príncipe William, 40, está no centro do interesse do público, assim como acusações consideradas escandalosas à família real.
A adoração pela falecida mãe, Diana, é outro ponto marcante, que se revela logo no início do livro. Harry relembra como recebeu a notícia do acidente que a vitimou e fala sobre a emblemática cena do funeral, em que ele, aos 12 anos, e William, aos 15, acompanharam, a pé, o caixão da princesa de Gales.
"Parecia uma tarefa e tanto para dois meninos. Vários adultos ficaram horrorizados", diz, em trecho do primeiro capítulo.
Episódios polêmicos, como a experiência com drogas, vida sexual e a atuação como soldado no Afeganistão, também recheiam a publicação.
O príncipe aborda, ainda, sua relação com a esposa, Meghan Markle, 41, com quem se mudou para os Estados Unidos em 2020, quando ambos renunciaram às funções reais.
Assim como ocorreu no lançamento do documentário Harry & Meghan, da Netflix, os integrantes da família real britânica se recusaram a comentar as declarações de Harry no livro. A alegação, segundo a imprensa do Reino Unido, seria a impossibilidade de conferir a íntegra do conteúdo antes de ele ser apresentado ao público.