A família real britânica publicou, neste sábado (1º), em suas redes sociais, a primeira foto oficial de Charles III, 73 anos, e Camilla Parker Bowles, 75, como rei e rainha consorte. Sorridente e vestido de preto, ainda em luto pela morte da rainha Elizabeth II, o casal aparece ao lado do filho mais velho do monarca, William, 40, e sua esposa, Kate Middleton, 40, príncipe e princesa de Gales.
O registro foi feito pelo fotógrafo Chris Jackson no Palácio de Buckingham, na noite de 18 de setembro. Na legenda do post, apenas a descrição da imagem:
"Suas Majestades o Rei e a Rainha Consorte com Suas Altezas Reais o Príncipe e a Princesa de Gales".
Charles se tornou rei imediatamente após a morte da rainha, no dia 8 de setembro. Na nova configuração, William passa a ser o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. As posições seguintes pertencem aos seus filhos com Kate: George, nove anos, Charlotte, sete, e Louis, quatro.
Novas moedas
O retrato do rei Charles III no qual será baseada a efígie das futuras moedas foi revelado na sexta-feira (30) pela casa da moeda britânica, Royal Mint. O retrato irá aparecer em duas peças de uma série especial que irá lembrar a vida da rainha Elizabeth II: uma de 5 libras e outra 50 centavos. Elas entrarão em circulação nos próximos meses.
O escultor Martin Jennings é quem assina a reprodução feita a partir de uma fotografia e aprovada pelo monarca.
— É o menor trabalho que já vi. Com o fato de que tanta gente irá vê-la e tê-la — afirmou ele, declarando-se emocionado.
Em comunicado, a Royal Mint explicou que, segundo a tradição, o rosto do rei é voltado para a esquerda, na direção contrária à da rainha Elizabeth II na efígie das moedas que circulam atualmente. As peças com a efígie do rei terão uma inscrição em latim que, traduzida, seria "Rei Charles III, pela Graça de Deus, Defensor da Fé".