O rei Charles III se casou com Camilla Parker Bowles, intitulada rainha consorte após a morte de Elizabeth II, em 2005. Mas é de conhecimento público que a relação dos dois começou muito antes, lá na década de 1970. Desde então, muita coisa aconteceu na vida de ambos. A seguir, confira uma linha do tempo do relacionamento. As informações são dos portais CNN, L'Officiel Brasil e UOL.
Linha do tempo
Charles e Camilla se conheceram em uma partida de polo na cidade de Windsor no início dos anos 1970. Não se sabe com certeza se neste momento eles já estavam envolvidos romanticamente. Em 1971, Charles entrou para a Marinha Real. Se ele e Camilla estavam em um relacionamento, parece ter desandado quando o então príncipe partiu para o serviço.
A atual rainha consorte e seu primeiro marido, Andrew Parker-Bowles, se conheceram em uma festa em 1965, de acordo o livro A Duquesa: Camilla Parker Bowles e o caso de amor que abalou a coroa, de Penny Junor.
Antes de engatar o relacionamento com Camilla, Andrew teve um breve namoro com a princesa Anne, filha da rainha Elizabeth e irmã de Charles. Boatos dão conta de que a relação não foi para frente por motivos religiosos. Apesar disso, Andrew e Anne mantiveram a amizade, tanto que ele é padrinho da filha da princesa, Zara Tindall.
Com Charles na marinha, o relacionamento de Camilla e Andrew voltou. A cerimônia de casamento foi realizada no dia 4 de julho de 1973. Eles tiveram dois filhos: Tom nasceu em 1974 e Laura Lopes em 1978.
Charles conheceu Diana em 1977. Na época, o príncipe namorava a irmã de Diana, Lady Sarah. Em 1980, Camilla, mesmo casada, foi a acompanhante oficial de Charles em uma viagem para reconhecer a independência do país africano Zimbábue.
No ano seguinte, em 1981, Charles se casou com Diana. Da união, nasceram William, em 1982, e Harry, em 1984. Nos próximos anos, mesmo tendo suas respectivas famílias, Charles e Camilla parecem nunca terem de fato encerrado a relação.
Em 1992, foi lançado o famoso livro Diana: Her True Story, escrito pelo jornalista Andrew David Morton, no qual o caso deles é revelado. Em 1993, foi publicada pela imprensa a transcrição de uma conversa telefônica íntima de 1989 entre Camilla e Charles. Em 1994, durante um documentário televisivo, Charles admite o adultério.
Na histórica entrevista de Diana para a BBC em 1995, Diana falou abertamente sobre o caso extraconjugal do marido. Ela garantiu que sabia que Charles não apenas se relacionava com Camilla, mas também a amava. Como ela sabia? "Pela mudança de comportamento do marido, por todos os tipos de razões que o instinto de uma mulher produz, você sabe", explicou. Questionada se Camilla Parker-Bowles foi um "fator de colapso" em seu casamento, proclamou a famosa frase: "Bem, éramos três neste casamento, então estava um pouco lotado". No mesmo ano, Camilla e Andrew se divorciaram. No ano seguinte, em 1996, Charles e Diana também oficializaram a separação, que já acontecia na prática desde 1992.
No dia 31 de agosto de 1997, Diana perdeu a vida em um acidente de carro, em Paris, na França, quando estava sendo perseguida por paparazzi. Estavam com ela no veículo seu namorado, o empresário Dodi Al-Fayed, e o motorista Henri Paul, que morreram na hora.
Em 1998, Camilla conheceu William e Harry pela primeira vez. Em 1999, Charles e Camilla apareceram em público como um casal deixando o Ritz Hotel em Londres após uma festa. No ano 2000, Camilla foi formalmente apresentada à rainha Elizabeth II em uma festa realizada na propriedade rural Highgrove. Em 2003, os dois foram morar juntos em Clarence House.
Com a aprovação de Elizabeth II, Charles e Camilla se casaram em abril de 2005, em uma cerimônia no civil em Windsor Guildhall e depois recebendo a benção oficial do arcebispo de Canterbury na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Com isso, Camilla ganhou o título de Duquesa da Cornualha.
Em fevereiro deste ano, a rainha Elizabeth anunciou seu "desejo sincero" de que Camilla se tornasse rainha consorte quando Charles assumisse o trono — o que, sabemos, aconteceu neste mês.
Amizade com ex
Andrew Henry Parker Bowles, marido de Camilla entre 1973 e 1995, é um ex-oficial do exército britânico. Atualmente, com 82 anos, o brigadeiro já está aposentado, mas mantém boas relações com a ex-esposa e a família real.
Ele teve uma longa carreira no exército do Reino Unido, começando em 1960 e finalizando em 1994, após já ter recebido a nomenclatura da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, uma das mais altas da cavalaria. Hoje, tem vivido uma vida fora dos holofotes. A última vez que foi visto foi em junho, quando saiu com a princesa Anne, o atual rei Charles III e a rainha consorte para a corrida de cavalos Royal Ascot.