A ex-atriz americana Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, do Reino Unido, lançou nesta terça-feira (23) o podcast Archetypes (Arquétipos em português, mas que também evoca o nome de seu filho Archie e a organização Archewell, fundada por ela com o marido), na plataforma Spotify, que tem como objetivo "investigar os rótulos que tentam impedir as mulheres no dia a dia". Na estreia, a primeira convidada foi a estrela do tênis Serena Williams.
De acordo com informações da revista People, o podcast criado junto à produtora Archewell Audio desde 2020 sempre visou Meghan como apresentadora.
"É assim que falamos sobre as mulheres: as palavras que criam nossas meninas e como a mídia reflete as mulheres de volta para nós... mas de onde vêm esses estereótipos? E como eles continuam aparecendo e definindo nossas vidas?" dizia a Duquesa de Sussex em um teaser veiculado no primeiro semestre deste ano.
Ela também divulgou o perfil de seus entrevistados na primeira temporada:
“Este é o Archetypes – o podcast onde dissecamos, exploramos e subvertemos os rótulos que tentam impedir as mulheres. Vou conversar com mulheres que sabem muito bem como esses tipos moldam nossas narrativas. E vou conversar com historiadores para entender como chegamos aqui em primeiro lugar".
Na série de 12 episódios Meghan vai em busca da origem de estereótipos a partir de conversas "sem censura com mulheres que sabem muito bem como esses tipos moldam as narrativas".
"Louca", "diva", "histérica": "São palavras que ouvimos muito na mídia, na internet, nos lares. Iremos chegar à raiz dessas palavras e entender por que elas continuam sendo usadas", para melhor combatê-las, aponta Meghan.
Ambição, carreira e maternidade
No primeiro episódio, Meghan e Serena, amigas e naturais de Los Angeles, falam sobre ambição e os diferentes significados que essa palavra pode ganhar quando aplicada a uma mulher. Serena, 40 anos, anunciou no começo de agosto sua aposentadoria das quadras, após uma carreira de 25 anos e 23 títulos do Grand Slam.
Uma das opiniões declaradas por Serena durante o papo envolve o impacto gerado na vida das meninas a partir do que se é dito a elas. “Espero que possamos ensinar nossas garotas a continuarem levantando a mão e serem destemidas”, afirma a tenista.
Entre outros temas, ela também falou sobre a filha Alexis Olympia e maternidade:
“Sou a advogada do diabo. Mães fazem mais. Sei que agora tem mais pais que fazem muito, mas as mães tradicionalmente fazem mais, e é por isso que elas sempre perguntam: ‘Como você equilibra isso? Como você será capaz de jogar tênis e ainda ter um filho?’. Porque, francamente, nós nos importamos e estamos lá, amamentando e balançando esse bebê para dormir.”
Meghan e Harry movimentaram a Coroa britânica em 2020, quando anunciaram o abandono de suas funções dentro da realeza. O casal mudou-se para a Califórnia, onde vive com os dois filhos.
A série de podcasts de Meghan integra um conjunto de acordos lucrativo que o casal assinou desde que chegou aos Estados Unidos, que inclui programas de TV, publicações e palestras motivacionais. Harry deve publicar suas memórias no fim do ano, e o Palácio de Buckingham se prepara para novas repercussões.