Olena Zelenska, 44 anos, esposa do presidente ucraniano Volodimir Zelensky, é capa da revista Vogue americana, cujas primeiras fotos do ensaio, clicado em julho e que ilustra também uma entrevista, foram divulgadas nesta terça-feira (26), no perfil oficial da publicação no Instagram. Com o cenário baseado na invasão russa no leste europeu, as fotos apresentam a primeira-dama em meio a escombros, zonas de conflito e ao lado de soldados.
Clicada pela fotógrafa Annie Leibovitz, Olena aparece em um dos registros fotográficos sentada em uma escada localizada no escritório da residência presidencial. No entorno, o lugar é cercado por sacos de areia. A pouca iluminação do local e o predomínio de cores frias invocam sensações de melancolia, abandono e tristeza. De costas para a primeira-dama e de frente para uma escadaria, está Zelensky.
Outra foto de destaque da publicação traz a primeira-dama no Aeroporto Antonov, na cidade ucraniana de Hostomel, ao lado de três soldados ucranianos. Ao fundo, aparece um avião completamente destruído.
Algumas imagens de Olena ao lado de Zelensky também foram feitas no escritório presidencial. Na entrevista, ela demonstra certeza sobre a vitória ucraniana no conflito e reafirmou o apelo global do marido para que outros países os ajudem mediante o envio de armas, que segundo ela, são para a proteção dos cidadãos.
Confiras algumas fotos:
Reação dos internautas
Assim que as fotos foram divulgadas nas redes sociais, alguns internautas acusaram, por meio de mensagens, a primeira-dama de estar se promovendo a partir de uma situação triste no país.
"Imagina a alegria dos soldados vendo isso", disse um internauta. "Que coisa ridícula", comentou outra. "Não consigo acreditar no que estou vendo", escreveu uma usuária do Twitter.
Algumas pessoas chegaram a comparar as fotos de Olena com o ensaio realizado por Nana Gouvêa em 2012. Na época, a atriz e ex-modelo brasileira divulgou fotos em meio a árvores e carros destruídos em decorrência do furacão Sandy que causou estragos em Nova York, nos Estados Unidos.
Papel diplomático
Durante o começo da invasão russa, Olena se manteve discreta em aparições públicas. No início de junho a situação mudou, quando homenageou cerca de 200 crianças ucranianas mortas na guerra e falou publicamente sobre o assunto. A partir de então, tem assumido cada vez mais um papel de destaque em assuntos diplomáticos.
Recentemente, a esposa de Zelensky viajou até Washington para se encontrar com o presidente norte-americano Joe Biden e o secretário de Estado Antony Blinken. Olena também se dirigiu ao Congresso dos Estados Unidos e solicitou às lideranças do país que fornecessem armas à Ucrânia para que os cidadãos pudessem se proteger contra o ataque russo.
Durante a passagem de Olena pelos Estados Unidos, a primeira-dama mostrou fotos de crianças ucranianas mortas por foguetes russos e enfatizou a importância da ajuda das potências internacionais para que o país consiga proteger as famílias.
— Estou pedindo algo que nunca gostaria de pedir: estou pedindo armas, que não seriam usadas para travar uma guerra na terra de outra pessoa, mas para proteger a própria casa e o direito de acordar vivo nessa casa — disse a primeira-dama em solo americano.