Após ser adiado de fevereiro para abril devido à covid-19, o Baile da Vogue está de volta! Nesta sexta-feira (29), acontece o icônico evento que promete reunir diversas celebridades no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Se na última edição o tema foi "surrealismo tropical", agora é "brasilidade fantástica" — trazendo como ponto de partida o modernismo, em pleno ano em que é celebrado o centenário da Semana de 22. Entre alguns dos looks, destacam-se o de Flávia Alessandra, que vestiu uma peça do próprio acervo Hebe Camargo, e a campeã do BBB 20, Thelma Assis, que utilizou um vestido dourado em alusão a Oxum.
Vale lembrar que a Semana de 22 representou uma ruptura com a influência do eurocentrismo, trazendo o olhar do brasileiro para o próprio país. No baile, os convidados são incentivados a seguirem o dresscode, que sugere itens como ousadia com volumes inesperados, aposta no crochê, uso de alfaiatarias não convencionais e até a utilização de capas e caudas. As estampas brasileiríssimas também estão mais do que liberadas para toda essa festa, que podem ser unidas com misturas de cores e muitas plumas artificiais e glitter ecológico.
Com tanta coisa liberada, o Baile da Vogue não é bagunça. Mesmo em se tratando de brasilidades, itens ou vestimentas que incorram em apropriação cultural estão dentre aquilo que os convidados são instruídos a não vestirem. Ou seja: nada de cocares, turbantes ou trajes religiosos. Pinturas corporais também devem ser feitas com cuidado, para que elas não carreguem a intenção de remeter determinada cultura ou religião a que não se pertence.