Após 15 anos de ligações telefônicas e trocas de mensagens, o jogador italiano Roberto Cazzaniga tentou se encontrar pessoalmente pela primeira vez com Valeria Satta, estelionatária que se passava por Alessandra Ambrósio. O atleta foi até a Sardenha, ilha italiana onde a golpista mora, para tentar encerrar a história.
Roberto viajou junto com Ismaele La Vardera , jornalista do programa Le Iene, que foi responsável por revelar a história ao público. Ao chegarem ao local, o atleta e o apresentador ficaram em frente à residência de Valéria e tocaram o interfone. Os dois também tentaram chamar aos gritos a estelionatária, mas não conseguiram contato com ela.
Diante do silêncio de Valéria, Roberto decidiu deixar um bilhete em frente à residência da golpista.
"Vou esperar você à beira-mar nos fundos da sua casa, para encerrar o assunto para sempre", escreveu.
Após aguardar algumas horas e não ter retorno, Roberto escreveu na areia da praia de Frutti d'Oro "Adeus, Maya". A estelionatária adotava o nome de Maya durante o relacionamento enquanto usava fotos da modelo brasileira Alessandra Ambrósio.
Roberto relatou ao portal Casteddu Online que, durante esses 15 anos, ele e sua suposta namorada faziam sexo por telefone. O jogador italiano também relembra que ele sempre dizia que amava Maya e tinha que insistir para que ela retribuísse o gesto.
Depois da viagem, o jornalista Ismaele publicou uma foto ao lado de Roberto celebrando um novo recomeço na vida do jogador.
" Quando o seu trabalho permite 'restaurar' a liberdade de alguém, não há nada, e eu não digo nada, que possa valer mais. Foi um grande esforço de equipe, no final o Roberto voltou a sorrir, a se empolgar, ele simplesmente voltou à vida. Boa vida campeão, te desejo tudo de bom", escreveu Ismaele no Facebook
Veja a publicação
Relembre o caso
O jogador de vôlei italiano Roberto Cazzaniga conheceu, em 2006, na internet, uma mulher que dizia se chamar Maya. Uma amiga de Roberto que teria apresentado o atleta a golpista. Durante 15 anos, Roberto manteve um namoro a distância com a mulher que alegava ser na verdade a modelo brasileira Alessandra Ambrósio.
A suposta namorada solicitava a Roberto ajuda financeira para supostos tratamentos de problemas cardíacos. O atleta chegou a dar para à estelionatária cerca de R$ 4,3 milhões. A verdade veio à tona quando amigos e familiares do jogador, que já desconfiavam da golpista, conseguiram provas contra ela.
O caso foi noticiado pela primeira vez no dia 23 de novembro no programa Le Iene, da emissora italiana Mediaset. Depois da revelação da imprensa, Roberto procurou a polícia para prestar queixa. O Ministério Público de Monza, na região da Lombardia, segue investigando o caso.