A estilista gaúcha Mara MacDowell morreu aos 84 anos na madrugada desta quinta-feira (14). De acordo com informações do jornal O Globo, ela sofreu complicações de uma embolia pulmonar.
Natural de Santana do Livramento, Mara morou em Alegrete e Porto Alegre, mas mudou-se para o Rio de Janeiro ainda na adolescência. Formou-se em Jornalismo pela PUC-RJ e chegou a atuar como repórter no jornal O Globo durante dois anos, mas a vocação para a moda falou mais alto.
Considerada um ícone da cena fashion brasileira e protagonista na consolidação da moda carioca em todo o país, ela destacava-se pelo estilo moderno e minimalista que a tornou conhecida desde o início. Sua grife, Mara Mac, chegou a ter filiais espalhadas por grandes capitais, como Salvador, Brasília e São Paulo.
Mara deixa o filho, Haroldo, e dois netos, Antônio e Miguel. Donna entrou em contato com um de seus sobrinhos, o estilista Marzio Petrucci, que reside atualmente na Itália. Ele trabalhou com a tia no início de sua carreira e enfatiza a relevância do legado de Mara:
— É uma dama da moda brasileira, tanto que muitos a chamam de "Coco Chanel brasileira". Totalmente inovadora e à frente do seu tempo. Não há no Brasil desfiles impactantes como foram o seus durante o Fashion Rio. Além de estilista, foi um exemplo de resiliência. Ser criativa e empreendedora não é tarefa fácil. A marca operou por quase 60 anos. Sobreviveu ditadura, hiperinflação, inúmeras trocas de moedas, mudança de mercado, e por aí vai.
O estilista contou que considera Mara a sua "escola" e que ambos tinham uma sincronia natural com relação à estética, já que sempre foi um entusiasta do minimalismo, assim como a tia.
— Aprendi muito com ela, foram anos intensos e de muito trabalho, pesquisa, desenvolvimento de produto, showrooms e tudo mais. A união desses fatores faz com que ela seja, sem dúvida, uma grande referência no desenvolvimento do meu trabalho — destacou Marzio.
Em entrevista à Donna em 2014, Mara falou sobre ter sido uma estilista autodidata.
— Aprendi moda fazendo, criando, experimentando. O que valia, e vale até hoje, é o bom gosto, o olhar certo para as proporções e o amor pelo seu objeto de trabalho. Nunca senti falta de um suporte formal para criar. Viajar, ler, assistir a concertos, peças teatrais, balés... Isso sempre me bastou — disse ela.
Após anos de presenças memoráveis no Fashion Rio, semana de moda carioca, a Mara Mac encerrou oficialmente as suas atividades em 2019. A estilista também apresentou suas criações em várias edições do Donna Fashion Iguatemi, semana de moda gaúcha.