A atriz, diretora e ativista humanitária Angelia Jolie aparece coberta de abelhas em fotos e vídeo divulgados nesta quinta-feira (20) pela revista National Geographic. As imagens do fotógrafo Dan Winters, que também é apicultor amador, fazem parte de ação do projeto Mulheres pelas Abelhas, iniciativa da Unesco em parceria com a grife de cosméticos francesa Guerlain. Nomeada madrinha do Dia Mundial das Abelhas, Angelina falou em entrevista à publicação sobre a importância do inseto na manutenção de ecossistemas e a necessidade de preservação do ambiente:
— O que é empolgante para mim é que, em vez de dizer: “Estamos perdendo as abelhas, temos algumas espécies que se extinguiram ou vão extinguir”, nós estamos dizendo: “Sim, é desta maneira que as protegemos”. É preciso ter mais consciência sobre os agrotóxicos e o desmatamento. Mas, também, tem estas coisas que as pessoas podem fazer. Você não precisa ter terra, mas pode considerar ser parte da solução. O empolgante é que estamos chegando com soluções e empoderando mulheres em seus modos de sustento (...) Eu sei que parece que agora eu estou trabalhando com abelhas, mas na verdade, para mim, está tudo conectado com o sustento de mulheres e os deslocamentos pelas mudanças climáticas.
O projeto da Unesco e Guerlain treina 50 mulheres apicultoras e empreendedoras em 25 reservas ambientais no mundo e pretende construir 2,5 mil colmeias e repovoar 125 milhões de abelhas até 2025.
Feromônios, silêncio e escuro
Conforme publicado pela revista, foi Angelina quem optou pelo retrato com as abelhas. Para atender ao desafio de forma segura, Winters conta que aplicou a mesma técnica utilizada pelo fotógrafo norte-americano Richard Avedon há 40 anos, quando registrou o apicultor Ronald Fisher coberto pelos insetos. Para isso, pediu a um entomologista o mesmo feromônio que Avedon utilizou para fazer o retrato publicado no livro The American West, como explica em texto postado no Instagram da National Geographic:
"Nós usamos abelhas italianas, mantidas calmas durante todo o processo. Todos no set, exceto Angelina, tinham que ficar em roupas de proteção. O set tinha que ser silencioso e bem escuro para manter as abelhas calmas. Eu apliquei o feromônio em alguns lugares do corpo dela onde queria que elas se juntassem. As abelhas são atraídas pelos feromônios, mas eles também as encorajam a não formar enxames. Também colocamos várias abelhas em uma placa que ficou na frente de seu quadril. Angelina ficou perfeitamente parada, coberta por abelhas por 18 minutos sem nenhuma picada."