Marido de Ivete Sangalo, o nutricionista Daniel Cady se tornou um dos assuntos mais comentados da internet neste sábado (10), após propagar desinformação sobre a covid-19 em uma live e afirmar que a cozinheira da casa havia contaminado a ele e sua família com a doença. Em novo vídeo nas redes sociais, ele se desculpou pelas declarações.
— Minhas desculpas vão para Regina Casé, que teve o nome envolvido por conta da live que a gente fez juntos; queria pedir desculpas também para a minha cozinheira, que é uma pessoa muito querida — destacou Cady.
Segundo ele, a profissional estaria sendo "cancelada" em seu bairro por supostamente ter infectado os famosos. De acordo com o nutricionista, seu erro foi ter afirmado com certeza que a cozinheira que contaminou a família:
— Eu não posso realmente afirmar que foi ela, então eu deveria ter falado que achava que veio dela — disse, esclarecendo que não queria "julgar ela, culpar ela, atribuir a ela essa culpa".
Cady desconsiderou que a maior parte das críticas nas redes sociais estava questionando a decisão da família de manter a cozinheira em trabalho presencial durante a pandemia, assim como a forma como ele se referiu ao caso durante a live:
— O que a gente pode fazer, a gente fez (para evitar a covid-19). Mas esse lance do funcionário passar uma semana aqui e folgar, enfim, ela acabou trazendo para cá.
Desinformação
Durante a live com a atriz Regina Casé, Cady ainda propôs conhecer o sítio da artista, ao que ela respondeu: "Tem que ficar cinco dias trancado aí, fazer teste e vem". Daniel, então, relatou que já tinha sido infectado pelo vírus, assim como Ivete e o primogênito Marcelo. Por isso, ele estaria "meio vacinado".
A frase desconsidera casos de reinfecção e dá a falsa sensação de que a pessoa estaria protegida após já ter sido contaminada. Embora tenha dito que está com "cuidado redobrado", ele afirmou que todos estão "mais tranquilos para poder ir a algum lugar".
Médicos e organizações de saúde, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam que a população continue com o distanciamento e isolamento social, lavando as mãos com frequência e usando máscara facial mesmo após a infecção. As medidas são orientadas, inclusive, para quem já tomou uma ou duas doses da vacina.
No esclarecimento, o nutricionista disse que se "referia à janela imunológica que ocorre quando você contrai um vírus". Porém, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), janela imunológica é o período de tempo que o corpo demora para produzir anticorpos após o contato com o coronavírus, que em média é de sete a 10 dias.
Confira a publicação na íntegra: