O último capítulo de Amor de Mãe, exibido nesta sexta-feira (9), finalmente trouxe um desfecho à história de Domênico (Chay Suede), Lurdes (Regina Casé) e Thelma (Adriana Esteves). Refugiada em um hotel após roubar o bebê de Camila (Jéssica Ellen), Thelma desaba após ver seu Danilo (Domênico) a chamando de assassina em uma entrevista na televisão. O estresse desencadeia uma crise de aneurisma, e, ao perceber que iria morrer, ela decide entregar sua localização ao filho adotivo para que ele viesse buscar a criança.
Também foi revelada a morte de Álvaro (Irandhir Santos) no embate com Raul (Murilo Benício). Apesar da luta corporal do episódio de quinta-feira (8), Raul sente empatia pelo ex-sócio e tenta, sem sucesso, fazer com que ele viva. Quanto à história de Vitória (Thaís Araújo), seu filho, Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues), descobre que Zenaide é sua mãe biológica e dá discurso sobre o assunto.
Confira, abaixo, os desfechos de "Amor de Mãe":
Morte de Álvaro
Logo na primeira cena do capítulo, Álvaro cai no chão, ensanguentado e morre logo em seguida. Ontem, um dos donos da PWA invadiu a empresa para resgatar algumas barras de ouro antes de fugir do país, mas acabou sendo encurralado por Raul. Os dois lutaram e um tiro foi disparado, mas até então os espectadores não sabiam quem tinha sido atingido.
— Não precisa ter piedade. Eu não imaginava que a morte fosse tão suave — diz Álvaro a Raul, antes de morrer na cadeira de presidente da empresa.
Em chamada de vídeo com a família, Raul contou que sentiu empatia pelo rival quando percebeu que ele moreria, apesar de todos os crimes.
— Eu não queria sentir nada de bom pelo Álvaro, mas na hora foi uma espécie de solidariedade — disse ele.
Plano de fuga e crise de aneurisma
Após roubar o bebê de Camila e Domênico, o plano de Thelma é finalmente revelado: ela pretende falsificar documentos para fugir do país em direção à Lisboa. A polícia informa o casal que não há nenhum registro de que Thelma tenha passado por rodoviárias ou aeroportos. Enquanto isso, ela segue escondida em um hotel.
— Agora falta bem pouquinho, meu amor. Logo, logo o moço chega com os documentos e a gente vai fazer uma viagem maravilhosa. Vai ser meio longa. A gente tem que sair do Brasil de carro e depois pegar um avião pra Lisboa. Eu vou me chamar Ana Luiza. E sabe qual o nome que eu escolhi pra você? João Danilo! — diz Thelma para o bebê.
No meio da busca por Thelma, Domênico descobre uma nova informação: ela foi a responsável pela morte de Jane (Isabel Teixeira). Com isso, ele decide fazer uma denúncia formal na delegacia, tornando Thelma uma das mulheres mais procuradas do país. O jovem, então, dá uma entrevista para a imprensa.
— A gente está falando de uma assassina que matou duas pessoas, incluindo a melhor amiga dela. É uma senhora que tentou matar a própria nora, então é uma pessoa perigosa. E eu queria dizer para você que eu não sou seu filho. Esse bebê que está aí não é seu filho. Seu filho morreu há muitos anos atrás no incêndio — declara Domênico.
Thelma assiste tudo na TV do hotel em que está instalada. Após ouvir Domênico, começa a gritar. O estresse desencadeia uma crise de aneurisma — no primeiro capítulo de Amor de Mãe, foi revelado que ela poderia ter o quadro a qualquer momento.
— Eu sou mãe dele sim, eu criei esse menino. Eu dei a minha vida por ele, meu Deus, eu dei minha vida por esse menino! — afirmou, aos berros.
Domênico e Camila já estão perdendo as esperanças quando ele recebe uma ligação. Do outro lado, Thelma avisa que teve um aneurisma e que o casal precisa buscar o bebê. Os dois acionam a polícia e encontram seu filho no quarto do hotel. Domênico ignora o pedido de Thelma para conversarem, e ela é levada ao hospital. Durante sua internação, Thelma liga para Lurdes e pede que Domênico converse com ela. Ao ouvir a negativa de seu filho, Lurdes decide ela mesma ir até o hospital, com a ajuda de Vitória (Taís Araújo).
As duas conversam sozinhas no quarto sobre o fato de que Domênico não querer vê-la. Lurdes, então, revela que decidiu ir até o hospital para agradecer Thelma por nunca ter matado ela.
— Difícil te matar. Nenhum monstro é capaz disso — diz ela.
Vitória entra no quarto e, ao ver as duas, decide contar que a primeira criança que Kátia (Vera Holtz) pegou para vender foi seu próprio filho.
— A Cátia ela traficava drogas, mas não vendia criança. Fui eu quem pedi para ela vender o meu filho — afirma.
Thelma percebe que está perto de morrer e pede novamente que Lurdes tente convencer Domênico a vê-la. Apesar de ter resistido à ideia, ele decide encontrá-la no hospital, onde declara que sempre a amou.
— Não precisa dizer nada meu filho. Você não precisa nem me perdoar. Não precisa nem me amar. Só de você estar aqui... — começa ela.
— Mãe... O que você fez? Eu te amo. Eu sempre te amei, eu te amo muito — diz Domênico.
— Ser mãe é uma força muito estranha, meu filho. Eu queria tanto nunca ter errado com você. É tão triste que as mães não sejam perfeitas — declara, momentos antes de falecer.
Vitória e Tiago
Vitória recebe uma nova visita de Zenaide, mãe biológica de Tiago, e o menino escuta quando ela revela que o garoto é seu filho. Diante da situação, Tiago deixa claro que sua mãe é Vitória.
— Sabe que, antes, eu ficava imaginando como era a minha mãe? Eu fechava os olhos e não vinha nada. Mas, agora, quando eu fecho os olhos e penso na minha mãe... Eu tenho uma mãe. Ela é minha mãe — diz.
Zenaide pede para, antes de ir embora, deixar uma herança de família com o garoto. Trata-se de um cordão de seu bisavô, escravo de ganho na Bahia. Depois que ela vai embora, Tiago declara para Vitória, sorrindo:
— Deve ser bom ser criado pela mãe e pelo pai de nascimento. Mas eu não sei o que é isso... Mas eu sei é como é ser um escolhido. Porque vocês dois me escolheram. E ser escolhido é muito bom.
Outros finais
Leila (Arieta Corrêa) e Penha (Clarissa Pinheiro) conseguem fugir com sucesso para o interior do Brasil. Agora, estão casadas e têm um bar em Goiânia. Ao final do capítulo, Magno (Juliano Cazarré) liga para Penha a fim de avisar que o tratamento de Brenda (Clara Galinari) deu certo.
Durval (Enrique Diaz) não conseguiu manter por muito tempo o segredo de que é o unicórnio que trabalha com as crianças na empresa. Depois de uma chegada inesperada de Natália (Clarissa Kiste) à casa, ele não consegue disfarçar o chifre do animal escondido por debaixo de sua camiseta. Ao explicar o motivo pelo qual tentou esconder o fato, questionou ironicamente qual mulher gostaria de casar com "a Dona Unicórnia", mas se surpreendeu positivamente ao ouvir "eu" como resposta de Natália.
Desde que sofreu o atentado, Davi (Vladimir Brichta) virou um símbolo mundial da causa ambiental. No capítulo final da novela, ele é convidado a discursar na Organização das Nações Unidas, onde faz denúncias sobre a perseguição a ativistas. O velho galpão que servia de base para suas atividades também foi reativado, com a ajuda de Érica (Nanda Costa) e Garnizé (WJ).
Domênico, por sua vez, finalmente pode seguir sua vocação de gerenciar um restaurante. Com o apoio de Lurdes, ele é reconhecido como um dos chefes de cozinha em ascensão no Brasil e estampa a capa de uma revista de gastronomia e negócios.
Ao fazer teste de gravidez, Betina (Isis Valverde) descobre que terá um filho com Sandro (Humberto Carrão). Por fim, Camila seguiu na carreira de professora e, em uma última aula antes da formatura de sua turma, deixou um conselho para os alunos:
— Eu consegui transformar a minha paixão na minha profissão. E é isso que eu desejo pra todos vocês.